CBTU inaugura Centro de Controle Operacional

A inauguração do novo Centro de Controle Operacional – CCO da CBTU Maceió, dotado de equipamentos de última geração, capaz de monitorar os 32 quilômetros da ferrovia que vai de Maceió até a estação de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, faz parte do planejamento da atual administração para a recuperação física/estrutural da companhia.

A importância do CCO para os trens equivale ao de uma torre de controle de aviões.

O controle de todo o percurso através do GPS e do Radio de Comunicação instalados em cada locomotiva, permite a coordenação identificar as paradas normais nas estações, controlando os horários e tomando constantes informações sobre o desempenho da composição, como também identificar qualquer fato anormal durante o percurso.

Durante o evento de inauguração, o Superintendente José Marques de Lima, ressaltou que o item segurança é prioridade quando transportamos vidas, justificando a modernização implantada em Maceió.

Também na ocasião, o Presidente Nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães, declarou-se satisfeito com a reabilitação física e técnica da unidade alagoana da, destacando o esforço da administração local, que em pouco mais de 13 meses, colocou com muita competência e seriedade o “trem nos trilhos” em Maceió, recuperando a via permanente, eliminando os trechos críticos, e definitivamente evitando os constantes e abusivos cancelamentos de viagens, respeitando como merece, os usuários, motivo principal da existência da CBTU.

Elionaldo também tomou conhecimento do planejamento para estender a linha até o bairro do Jaraguá, com previsão de operação para o mês de Dezembro desse ano, garantindo na oportunidade, todo seu empenho na viabilização dos recursos necessários.

Após o evento, Elionaldo Magalhães, acompanhado do Superintendente José Marques de Lima e dos Auditores Fiscais, seguiram no trem das 10:10 horas, pontualmente, para visitar a obra de contensão de barreira, recentemente realizada na cidade de Rio Largo.

Fonte: Assessoria/CBTU

Veja Mais

Deixe um comentário