Visando garantir o suprimento de energia elétrica durante as eleições deste domingo, a Companhia Energética de Alagoas – Ceal preparou um esquema especial de trabalho. Já a partir do sábado, uma equipe de aproximadamente 300 pessoas estará de plantão para prestar um atendimento rápido, no momento de eventuais faltas de energia.
São engenheiros, eletricistas, eletrotécnicos e atendentes do Serviço de Atendimento (SAC) que executarão as ações traçadas para todo Estado. No dia dois, do mês passado, representantes da Ceal se reuniram com o desembargador Estácio Gama, presidente do Tribunal Regional Eleitoral – TRE e apresentaram todo o plano de trabalho.
O Plano de Contingência para o dia das eleições é um conjunto de ações supervisionadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas – Arsal, Operadora Nacional do Sistema – ONS, empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica.
As ações já fazem parte da rotina da Ceal e são intensificadas no dia da eleição. Elas consistem basicamente na manutenção do sistema elétrico, a exemplo de lavagem da rede, nas regiões do litoral alagoano e poda de árvores, nos locais necessários. No dia do pleito, a Companhia também vai suspender todos os desligamentos programados, para não gerar problemas.
Segundo o engenheiro Mateus Lucena, superintendente de Operação da Ceal, a população também pode ajudar nesta missão ligando gratuitamente para o telefone 0800820196 e informando as ocorrências de falta de energia, além de registro de abalroamentos de postes ou qualquer anormalidade observada na rede elétrica e nas suas proximidades. "No que depender da Ceal os alagoanos podem confiar que terão uma eleição tranqüila".