O Corpo de Bombeiros concluirá nesta semana mais um Curso de Salvamento no Mar, o CSMar 2008, iniciado em 08 de maio do corrente ano e coordenado pelo Major Cauper. O Curso tem o intuito de formar novos profissionais no meio aquático para salvar pessoas em perigo de morte.
O CSMar teve seu início em 2004 e desde então formou 78 guarda-vidas (GV). A turma de 2008 se iniciou com 25 alunos e hoje persistem no curso 12, com o objetivo de se especializarem para enfrentar o mar, com seus segredos e mistérios.
A última etapa do Curso pelo qual os alunos estão passando é o treinamento prático da disciplina de Sobrevivência no mar. Esta matéria consiste em duas partes, a escrita que conta quatro pontos para cada aluno e a prática, a mais difícil etapa do CSMar que vale seis pontos.
Desde as 20h de ontem, 06, os 12 alunos estão no mar, nas proximidades do cais do Porto, no Bairro do Jaraguá. Esta etapa prática se iniciou com uma caminhada carregando o bote salva-vidas do Grupamento de Salvamento Aquático, no Pontal da Barra, até o cais. Em seguida, os alunos prosseguiram a remo dentro do mar, realizaram exercícios físicos e mergulhos para então se posicionarem dentro do bote e assim continuarem por mais de 24 horas sem alimentação e seguindo o comando do Coordenador e dos monitores do Curso, pois eles que determinam cada movimentação dos alunos, se eles continuarão no bote ou fora dele, boiando.
O intuito dessa disciplina é treinar o guarda-vida para que em qualquer situação adversa em meio aquático ele possa suportar um longo período de tempo sem alimentação, no frio ou calor e ao relento. Segundo o Major Cauper “essa turma do Curso de Salvamento no Mar demonstrou uma grande força de vontade e raça para chegar ao término do Curso”.
No caso do GV, lidar com o mar não é fácil e não é para qualquer um. É necessário conhecimento para que o socorro no ambiente aquático seja realizado com sucesso, por isso muitas disciplinas do Curso exigem um condicionamento físico e psicológico muito bom.
A formatura do CSMar 2008 será realizada dia 10 de outubro, às 9h, na Praia do Sobral, próximo ao Clube dos Oficiais.