Com a presença de 18, dos 21 vereadores, a Câmara Municipal de Maceió, na primeira sessão ordinária realizada após o pleito eleitoral, nesta terça-feira, 13, cinco projetos foram aprovados por unanimidade, entre eles, três de autoria do vereador Galba Novaes (PRB) – aprovados em primeira discussão -, um do vereador Pedro Alves (PDT) e um da vereadora Tereza Nelma (PSB), ambos aprovados em 2ª discussão.
Dois dos três projetos de autoria do vereador Galba Novaes beneficiam diretamente os procuradores do quadro efetivo do Poder Executivo. Um deles estabelece que o reajuste do salário dos procuradores de Maceió deixa de ter como parâmetro para reajuste o salário do prefeito, passando a ter como base os salários dos desembargadores de Alagoas. Com a aprovação do projeto os procuradores devem ter em seus salários um incremento de cerca de R$ 3 mil.
O outro projeto determina que só sejam nomeados para o quadro de procuradores setoriais e sub-procuradores, no âmbito municipal, servidores do quadro efetivo do Município, ficando apenas por indicação do prefeito o cargo de procurador geral do Município.
Também de autoria do vereador Galba Novaes, outro projeto determina que 30% dos cargos comissionados do Poder Executivo serão ocupados por servidores do quadro efetivo de Maceió.
Já o projeto de autoria do vereador Pedro Alves trata da implantação no Poder Legislativo Municipal de um curso de administração pública. O projeto da vereadora Tereza Nelma (PSB) determina que tanto quanto possível, obedecendo à proporcionalidade partidária sejam oferecidas vagas para vereadoras na composição da Mesa Diretora da Casa.
Compra de voto
O vereador Alan Balbino (PP) se mostrou indignado com o pleito eleitoral 2008, e denunciou a compra de votos desenfreada para o cargo de vereador. Segundo o parlamentar teve família que chegou a receber mais de R$ 1 mil para garantir os votos.
Balbino garantiu que está atento e que não irá medir esforços pra reunir provas contra candidatos eleitos através da compra de votos. “Como diz o amigo vereador Thomaz Beltrão, muitos foram eleitos, mas acredito que poucos assumirão”, enfatizou Alan.