Tenho plagiado o Velho Menestrel, que ao ser indagado por um correligionário o motivo de sua derrota em uma das eleições respondeu com a frase acima.
Também pensei muito se deveria escrever este artigo com receio de ser interpretado como "choro de derrotado" e não como uma contribuição cívica para que tiremos lições dessa experiência, quando "imaginávamos" que teríamos eleições limpas.
Como homem público e inquieto ouso afirmar que a nossa sociedade não está preparada para eleições conscientes ! E não adianta colocar a culpa só nos pobres alegando a condição famélica que vivem.
Foram muitos esquemas fraudulentos patrocinados por pessoas da classe média e alta ! Ora comprando, ora vendendo votos ! O "modus-operandus" era que variava ! Uns fraudaram ao longo do ano e foram dando consistência aos seus planos. Outros prepararam tudo para a última semana do período eleitoral, cuja fiscalização tornou-se tecnicamente impossível, devido ao grande número de denúncias !
E os fraudadores sabiam disso e arriscaram !
Está confirmado, infelizmente, que a fraude faz parte da nossa cultura, mesmo com uma mídia forte tentando desfazer o COSTUME, se tornando um "crime banal" e que durante muito tempo, acho, ainda perdurará.
EXCETO se houver punição exemplar principalmente agora depois do pleito, depois das comemorações !
Não só para os que ganharam com a fraude, mas também para os que perderam fraudando! Eles precisam entender que o crime não compensa ! Existe mais de 100 denúcias na justiça que precisam ser apuradas !
Acho que a punição pós-eleição será ainda mais "didática", já que foi humanamente impossível de evitar os crimes.
E pelas declarações do nosso Presidente do T.R.E., Dr. Estácio, esse objetivo está em curso.
Imaginem os bandidos serem descobertos depois de comemorarem o assalto, já gastando por conta ! Tem gente posando de "bom moço e de voto" ! As provas ? As polícias tem habilitadades para buscá-las. Não existe segrêdo para mais de duas pessoas.
AO CONTRÁRIO, reinará um sentimento de impunidade e de incentivo à fraude no futuro !
Antes de me acusar por omissão, consulte a Polícia Federal e detectará que ASSUMI denuncias perante àquela Instituição. Fiz a minha parte ! E continuo à disposição para tentar ajudar no que for possível ! Agora tenho muito mais informações, já que relaxaram e já estão "conversando", contando vantagens !
Também divulguei em carros-de-som e em todo material de propaganda os e-mails e telefones das principais Instituições de combate ao crime eleitoral, com a finalidade de incentivar à população a denunciar os possíveis casos fraudulentos !
Me dei mal ! Fui condenado "à morte" por cabos eleitorais e"ponteiros", que incutiram na cabeça de eleitores que eu estava tentando impedir que os mesmos "recebessem ajuda" dos candidatos ! Virei "inimigo oculto" de muitos ! Se ficasse quieto, omisso, com certeza teria muito mais votos ! Tinha consciêencia que isso pudesse acontecer. Mas fiz com convicção !
Aproveito para parabenizar a todos que fizeram um mutirão cívico contra esse monstruoso crime ! Especialmente aos componentes da Justiça Eleitoral, da OAB e das Polícias Civil e Federal. Se esforçaram muito para mudar o quadro e fizeram o que foi possível, SÓ QUE EM CONDIÇÕES ADVERSAS à dos bandidos, que EM NÚMERO INFINITAMENTE MAIOR contaram com a conivência de grande parte da população.
A única "falha" que percebi por parte das nossas autoridades foi "não ter consultado aos eleitores e candidatos se queriam eleição honesta". E possso afirma que a maioria ainda não quer ! O que me deixa feliz é saber que a aplicação da Lei não depende da opinião deles !
Acreditei no endurecimento do combate ao crime eleitoral. Acreditei que a mídia pudesse ajudasse a mudar "essa cultura" nefasta da compra e venda de votos !
Acreditei que a maioria da população temeria e respeitaria às leis e às autoridades !
Por isso, ACREDITANDO, me submeti à eleição para vereador.
Se soubesse antes que estava equivocado e que grande parte da população não queria lisura no pleito, não me candidataria. Fui às ruas e convenci a quase três mil e quinhentas pessoas a votarem nas minhas propostas, sem nenhuma vantagem pessoal, a quem agradeço de coração ! E tenho orgulho desse resultado ! Hoje tenho um mapa das minhas amizades e sei aonde fui compreendido!
Parabenizo também aos candidatos vencedores e perdedores HONESTOS.
Aos primeiros desejo que realizem um trabalho profícuo, com independência e bem longe das tentações !
Aos demais peço que não desanimem pois a sociedade precisa de vocês !
Tenho esperança de ainda participar de eleições onde o voto seja facultativo e que as pessoas para se tornarem eleitores, antes sejam educadas para votar, evitando serem usadas como "escada" para a vida de políticos desonestos !
Ao contrário, todo o esforço das autoridades, de homens e mulheres do bem e muito dinheiro público serão despediçados e nunca sairemos desse quadro de "autofagia" cívica, moral e eleitoral.