O governador Teotonio Vilela Filho e o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, assinam nesta quinta-feira (16), às 12h, no Palácio República dos Palmares, convênio que contempla a Secretaria de Estado da Defesa Social. A idéia do governo é aproveitar a estrutura existente no Aeroporto Zumbi dos Palmares, com capacidade para duas aeronaves, e usá-la para a segurança pública do Estado.
O convênio prevê o incremento e execução das atividades preventivas, ostensivas e repressivas de policiamento nas áreas públicas e de trânsito nas vias de acesso ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Para tanto, a Infraero vai disponibilizar ao governo, gratuitamente, um hangar, uma sala de atendimento e custódia, um balcão no terminal de passageiros, um prédio para execução de atividades para hangaragem de aeronaves da Defesa Social, para uso do 8º BPM (Batalhão de Policia Militar) e da Diretoria Integrada de Operações Aéreas.
Em contrapartida, a Defesa Social vai supervisionar, coordenar e executar as atividades de policiamento tático nas áreas públicas, controladas e restritas do aeroporto, como, também, atuar no programa de segurança em ações de seqüestro de aeronave e ameaça de bomba.
Durante uma visita do assessor especial da Infraero, Luis Humberto Savastano, na última quarta-feira, o secretário da Defesa Social, Paulo Rubim; o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Sena, e o delegado-geral de Polícia Civil, Marcílio Barenco, discutiram a ocupação e atuação dos policiais no local a ser disponibilizado ao Estado.
Desde então, Rubim reuniu a equipe da Diretoria Integrada de Operações Aéreas, que também visitou o hangar, para debater essa iniciativa do governo. Em uma primeira reunião foram adquiridas as plantas do local e encaminhadas para o Serveal (Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas), que irá comandar a reforma.
A área cedida pela Infraero, antigo posto de fiscalização, será ocupada pelo 8º BPM, que sai de Rio Largo. O bloco possui estrutura para alojamentos, banheiros, estacionamento e local de treinamento.
O secretário Paulo Rubim explicou que este convênio possibilita uma maior eficiência da Diretoria de Operações Aéreas, porque cria um local definitivo para as aeronaves, aproxima os pilotos e técnicos aos funcionários da Infraero e traz a segurança pública para o aeroporto. “Trata-se de um benefício inestimável, não só para os alagoanos, mas para os turistas que já chegam no Estado e logo encontram nossa força policial”, afirmou Rubim.