Em dezembro, o Maceió Convention & Visitors Bureau vai lançar a campanha "Amigo Turista", um cartão que visa sensibilizar o visitante a contribuir com a Taxa de Turismo, que não é obrigatória. O cartão também oferecerá descontos em lojas, restaurantes, hotéis ou qualquer estabelecimento associado ao (MC&VB).
O diretor do MC&VB, Rosmário Santa Cruz, define o cartão como uma parceria entre o turista e a entidade. "O visitante que paga a Taxa de Turismo contribui para o trabalho do Maceió Convention e, ao mesmo tempo, também é beneficiado com descontos", disse.
A secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, considerou a campanha uma ação importante, porque oferece uma contrapartida para o turista que visita Maceió.
A Taxa de Turismo é cobrada em todos os estabelecimentos de hospedagem – pousadas, hotéis e campings, tendo como fato gerador a hospedagem individual e o período de visita ao município. No Brasil e no exterior, diversas localidades cobram esta taxa.
Em Alagoas, o valor (R$ 1,50) é utilizado apenas na implantação, desenvolvimento e manutenção de serviços ligados diretamente ao bem-estar dos turistas, à capacitação e qualificação do setor e que geram benefícios para toda a comunidade.