A programação da 8ª Parada começa nesta segunda-feira, dia 10, com uma noite de vernissagem no Museu Palácio Floriano Pelixoto, no Centro de Maceió. O evento abre a exposição Identidades, uma coletiva de artes visuais, que será precedida de uma mesa redonda com o secretário da SID do Ministério da Cultura Sérgio Mamberte. Previsto para as 19h.
As ações da semana de visibilidade LGBT, que antecedem ao desfile de rua continua na sexta-feira, dia 14, com o Ciclo de Debates "Construindo Políticas Públicas para a população LGBT". Neste dia, pela manhã, será lançado aqui em Alagoas o Plano Nacional de Enfrentamento do HIV/Aids entre gays, HSH e travestis, que contará com a participação do médico Eduardo Barbosa, diretor do PN DST/Aids do Ministério da Saúde. Segundo a programação, será entre 9h às 12h.
À tarde, outro lançamento. Desta vez, da Campanha Educação Sem Discriminação, que será precedida de debate com o Sinteal, SEEE, Semed e Ufal. Entre 14h e às 16h. Após, um mesa redonda discutirá o Acesso ao Mercado de Trabalho e Combate à Discriminação. Essa mesa contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, de Emprego e da Renda, Procuradoria Regional do Trabalho e CUT. Entre às 16h e às 18h.
No sábado, 15, com o fim dos debates, é hora de relaxar e turbinar-se de entusiasmo para encarar o cortejo previsto para o próximo dia. Neste dia, mas à noite, acontece a Festa Oficial da Parada do Orgulho LGBT, uma soirée de muita ferveção, programada para acontecer no 100 Opção Show Bar (Rua Barão de Jaraguá, 569. Próximo ao cruzamento com a Avenida Comendador Leão). Está será ‘a noite’. Ou melhor, a Altar Party, aonde acontecerá a performance da dupla de DJ Altar, junto com o lançamento do primeiro CD dos músicos. No line up ainda as performances dos DJ Tukk@ Farias e Thânia Tulmuto/PE e show de Nukka Mel e da drag queem do arroxo Shinyder.
Enfim, e não menos importante, chega o domingo, 16, dia em que o movimento dos homossexuais de Alagoas convoca toda a comunidade LGBT da região (e imediações) a botar o bloco na rua. Com percurso novo (a Avenida da Paz, no Centro), a concentração da Parada começa a partir do meio dia; às 14h, a organização do evento programou um ato inter-religioso contra a Homofobia nas Religiões. Depois, sai o cortejo de quatro trios elétricos, ao som de muita música eletrônica.
De volta ao Estacionamento do Jaraguá, a 8ª Parada do Orgulho LGBT de Maceió encerra suas atividades após ato político. Bom. As atividades referentes à Parada acabam mesmo, quando acabar a festa Final da Parada, que começa a partir da 22h, no 100 Opção Show Bar.