Palestras, minicursos, painéis, lançamento de foguetes, mesa-redonda e observações públicas. Estas são algumas das atividades que serão desenvolvidas durante o 11º Encontro Nacional de Astronomia (ENAst) que será realizado em Maceió, neste sábado e domingo (15 e 16), no Centro Federal de Educação Tecnológica. O tema central do encontro será "2009, o Ano Internacional da Astronomia no Brasil". O objetivo é divulgar a astronomia e possibilitar o acesso da população ao conhecimento científico.
O encontro acontece em meio à expectativa da comunidade científica local com o anúncio do governo do Estado de inaugurar, em dezembro, o primeiro observatório astronômico do Nordeste e um dos primeiros do país, a exemplo do Paraná, a funcionar em uma escola pública. O projeto foi criado em 2004, mas somente em agosto deste ano saiu do papel e ganha espaço no antigo Centro de Ciências de Alagoas, localizado no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa).
Para a construção do observatório, o Estado está investindo recursos na ordem de R$ 110 mil, em parceria com o Centro de Estudos de Astronomia de Alagoas (que entra com os recursos humanos) e a Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que está equipando o observatório com os instrumentos de pesquisa necessários.
O professor de Física da rede estadual e presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, Adriano Albert Silva, afirmou que o espaço vai divulgar a pesquisa e a ciência e estimular o interesse da população, desde a pré-escola à universidade, sobretudo no que se refere à astronomia.
"O observatório une magia e ciência, porque será um local onde as pessoas vão observar o universo por meio de uma variedade de instrumentos específicos, a exemplo de telescópios, binóculos e outros equipamentos de observação astronômica. Será um espaço que motivará as pessoas para a realização de projetos de iniciação científica, além de ser um ponto de lazer e de cultura", destacou o especialista na área e entusiasta do projeto, acrescentando que a construção do prédio que acomodará o observatório está em fase de conclusão, restando apenas alguns serviços de acabamento.
Momento oportuno – "A iniciativa de implantar um observatório no Cepa ocorre em um momento oportuno, uma vez que, em 2009, o mundo comemorará os 400 anos das observações de Galileu Galilei e será o Ano Internacional da Astronomia, declarado pela ONU e Unesco", reforçou o estudioso no assunto. A Secretaria de Educação do Estado ainda está definindo os dias e horários para visitação pública, observações e pesquisas.
O superintendente de Infra-estrutura da Secretaria de Educação, Raul Cleto, lembrou que a astronomia sempre influenciou no desenvolvimento da sociedade em várias áreas e, portanto, desperta em todos a curiosidade em conhecer o universo. Segundo ele, no próximo ano será montado, no observatório, um laboratório de pesquisas.
"Os estudantes, estudiosos e curiosos em geral poderão fazer pesquisas em um planetário fixo e haverá um outro móvel, que será levado às escolas para os estudantes observarem e pesquisarem as imagens do céu, como as constelações e planetas", considera Cleto.
Segundo o professor Adriano Albert, esta é a primeira vez que o ENAst acontece em Alagoas. "Este evento reunirá grandes nomes da Astronomia do Brasil e de outros países. Como é o caso do professor doutor Jaime Rubem Garcia, da Argentina. Além dele, podemos destacar o brasileiro Ramachrisna Teixeira e Tasso Augusto Napoleão, coordenador do segmento amador do ano internacional da Astronomia no Brasil que será em 2009".
Adriano diz ainda que existe uma lacuna entre a academia (universidade) e a escola no tocante à astronomia. "Esse encontro irá ajudar a fomentar a produção de iniciação científica e permitir o acesso da população ao conhecimento desenvolvido pelos profissionais dessa área. A astronomia é a ciência que encanta; é a ciência da síntese, que reúne Física, Química e Biologia", disse.
Desde sua criação, o encontro tem como objetivo a promoção do intercâmbio entre astrônomos, profissionais, amadores e interessados em astronomia de diversas regiões do país. O encontro também se configura em um fórum para discussão de assuntos de interesse da comunidade científica. Toda a programação do encontro está disponível no endereço eletrônico http://www.ceaal.al.org.br.