Detran e outros órgãos fazem blitz

Agência AlagoasO ViaPK é um veículo equipado com um radar que vem acoplado a um software chamado Safe PK, que permite a leitura automática das placas dos veículos irregulares, registrados no banco de dados do Detran

O ViaPK é um veículo equipado com um radar que vem acoplado a um software chamado Safe PK, que permite a leitura automática das placas dos veículos irregulares, registrados no banco de dados do Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) contará com uma novidade durante a blitz que será realizada nesta terça-feira (18), para monitorar veículos inadimplentes, o ViaPK. Os locais onde a blitz será feita não foram divulgados, para preservar o “elemento surpresa”.

O ViaPK é um veículo equipado com um radar que vem acoplado a um software chamado Safe PK, que permite a leitura automática das placas dos veículos irregulares, registrados no banco de dados do Detran. O veículo conta ainda com um talonário eletrônico para notificação imediata de infratores, além do dispositivo GPS, para localização do veículo.

A ação será realizada por meio de um contrato de cooperação técnica entre o Consórcio Perkons-Serttel e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), e contará com o reforço do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e Secretarias Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs) de Maceió e Arapiraca.

Segundo Carlos Antônio Barbosa, gerente do Serviço de Planejamento de Fiscalização do Detran, as blitze têm o intuito de diminuir a inadimplência no pagamento da taxa de licenciamento de veículos na capital e no interior, que segundo ele chega a 25%. “Os locais das ações não serão divulgados; só podemos adiantar que o monitoramento será realizado simultaneamente em diversos pontos. Os veículos que estiverem com débito de multas, IPVA e licenciamento serão autuados. Acreditamos que dessa maneira conseguiremos combater a inadimplência com o Detran e a Secretaria da Fazenda”, afirma.

Carlos Antônio ressalta que somente os veículos que apresentarem algum tipo de pendência serão parados pelos agentes de trânsito. “Durante as abordagens, caso o condutor do veículo apresente a documentação já regularizada, mas que ainda não tenha sido dado baixa no cadastro do Detran, será liberado automaticamente, ficando detido somente o veículo cujo condutor não tenha como comprovar o pagamento das taxas em atraso”, explica.

O gerente de fiscalização explica ainda que o condutor, se for pego pela fiscalização, terá até às 18h do mesmo dia para regularizar as pendências nos JAs localizados nos shoppings Mangabeiras, Farol e Miramar, antes de o veículo ser recolhido ao depósito do Detran, no Pontal da Barra.
A ação fiscalizadora do Detran prossegue até o dia 11 de dezembro, todas as terças e quintas-feiras a partir das 8h, em diversos pontos.

Fonte: Ana Paulo Feitosa/Ascom Detran

Veja Mais

Deixe um comentário