O governo do Estado lança nesta quarta-feira (19), às 9h30, no município de Santana do Mundaú, o Arranjo Produtivo Local (APL) da Laranja. O novo APL tem o objetivo de estimular, qualificar e organizar a produção da fruta – que já existe em volume bastante significativo na região – nos municípios de Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje e Ibateguara.
Cerca de 2,2 mil agricultores integrarão o arranjo e receberão capacitação, assistência técnica e orientação de como obter a sustentabilidade de suas pequenas propriedades. Segundo o coordenador do programa pela Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Mário Alberto Paiva, o foco da implantação do novo APL é possibilitar o acesso à produção já existente no mercado e que essa comercialização em maior escala gere novas oportunidades de trabalho e renda para as comunidades do Vale do Mundaú.
“O potencial é muito grande e a produção atual é bastante consistente, o que nos possibilitará ter resultados mais rápidos. Para se ter uma idéia, a região já produz hoje um volume médio de 150 mil toneladas anuais”, afirma.
A gestora do arranjo pelo Sebrae, Cristina Loureiro, ressalta que a ênfase do APL será na produção de laranja lima. “Cerca de 90% da produção da região é dessa variedade. Por isso, queremos aproveitar a vocação natural para transformar a atividade num negócio sustentável”, observa.
Entre as principais metas do arranjo está a modernização da cadeia produtiva da laranja na região. Uma das ações imediatas será a implantação de novas tecnologias e a capacitação dos produtores.
Com a criação desse novo APL o governo amplia o número de arranjos no Estado. O programa agora passa a ter quatorze cadeias produtivas, que beneficiam cerca de 30 mil produtores em mais de setenta municípios alagoanos.