Campinas, SP, 21 (AFI) – Depois de mais de quatro meses de disputa e 382 jogos, o Campeonato Brasileiro da Série C conhecerá neste domingo os últimos três times que se juntam ao Atlético-GO, que já tem o acesso e o título assegurados. Cinco times brigam pelas vagas restantes, e todos os jogos terão início às 19 horas (de Brasília).
Somente Rio Branco-AC e Confiança-SE não têm mais chances de acesso, mas o resultado dos jogos dessas equipes influi diretamente na classificação. Vice-líder com 20 pontos, o Campinense-PB só precisa de um empate com o campeão Atlético-GO, enquanto Guarani, Águia-PA e Duque de Caxias-RJ, todos com 18 pontos, só dependem de suas forças. O Brasil-RS precisa vencer e ainda torcer por tropeços dos concorrentes para festejar.
Objetivo é parar o campeão
Depois de perder a chance de garantir o acesso no último domingo, quando precisava vencer o Guarani, o Campinense tem mais uma oportunidade de conquistar vaga na Série B de 2009. Mas para não depender de nenhum outro resultado, precisa ao menos empatar com o campeão Atlético-GO, time que venceu todos os 15 jogos em casa. Mas mesmo se perder, somente uma enorme combinação de resultados tira o clube paraibano da Segundona.
O Atlético, por sua vez, terá como motivação receber a taça de campeão, e uma grande festa está programada, com direito a show do cantor de forró Frank Aguiar. O elenco pretende conquistar mais uma vitória e fechar a participação com 100% de aproveitamento nos jogos em casa. A esperança de gols é Marcão (foto), artilheiro da competição, com 25 gols, e já com contrato assinado com o Cruzeiro.
Brincão vai ferver!
Com expectativa de público em torno de 20 mil pessoas, o terceiro colocado Guarani, com 18 pontos, recebe o Águia, em Campinas, precisando de uma vitória para carimbar o passaporte à Série B. O time paraense, que tem o mesmo número de pontos mas ocupa a quinta posição, também sobe se conseguir uma vitória.
Mas outros resultados podem classificar as equipes dependendo dos outros resultados. Um empate pode, inclusive, levar os dois times para a Segundona. Para isso, é necessário que o Duque de Caxias-RJ perca e o Brasil-RJ no máximo empate.
Vencer e torcer!
Sexto colocado com 17 pontos, o Brasil é o único dos que estão na briga que nao depende só de suas próprias pernas. O clube gaúcho precisa derrotar o Rio Branco-AC, no Acre, e contar algumas combinações de resultados nos outros jogos. Até um empate pode bastar
Já o Rio Branco tem como único objetivo se despedir da torcida de forma honrosa. Além disso, uma vitória pode fazer com que o time termine o octognal fora da lanterna. A torcida promete comparecer e homenagear os jogadores que fizeram uma grande campanha e por pouco não levaram o Acre à Série B.
Caçula quer fazer história
Com apenas três anos e meio de vida, o Duque de Caxias-RJ enfrenta o Confiança-SE, em Aracaju, para conseguir o histórico acesso. O time fluminense é o quarto colocado, com 18 pontos, e só precisa de uma vitória para conquistar a sonhada vaga. Um empate e até mesmo uma derrota podem ser suficientes dependendo dos outros resultados.
Por outro lado, o Confiança busca se despedir com uma vitória. Mas o clube terá que superar os inúmeros problemas internos e de relacionamento do elenco, que trocaram farpas durante a semana. Além disso, o clima de fim de feira tomou conta do clube, que deverá sofrer grande reformulação.
Confira a última rodada do octogonal final:
Domingo
19 horas
Guarani x Águia-PA
Atlético-GO x Campinense-PB
Confiança-SE x Duque de Caxias-RJ
Rio Branco-AC x Brasil-RS