Campinas, SP, 22 (AFI) – O Barueri se juntou a Corinthians, Avaí e Santo André e, neste sábado à tarde, garantiu seu acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2009. A equipe paulista não deu chances ao América-RN e, jogando na Arena Barueri, derrotou o rival potiguar por 3 a 0. A partida foi válida pela 37ª rodada da Série B.
Os gols da vitória paulista foram marcados por Diego Silva (duas vezes) e Everton. O resultado deixou o Barueri com 63 pontos ganhos, inalcançável na quarta posição. Enquanto isso, o América-RN teve de se contentar com mais uma derrota e a permanência na 15ª posição, com 43 pontos.
Gosto amargo
A única equipe que tinha chances de estragar a festa do Barueri era o Bragantino, mas o time alvinegro foi surpreendido pelo Fortaleza, que venceu por 1 a 0, dentro do Marcelo Stefani, em Bragança Paulista. O único gol da partida foi feito por Osvaldo, no segundo tempo.
O resultado deixou o Braga em quinto, com 57 pontos, sem chances matemáticas de conquistar o acesso. Enquanto isso, os cearenses saíram finalmente da zona de rebaixamento e assumiram a 16ª colocação, com 42 pontos ganhos.
Festa, pancadaria e taça
Mas não foi só o Barueri que festejou nesta rodada. Em um jogo com muita confusão e cinco expulsões, o Corinthians levantou oficialmente a taça de campeão da Série B, depois de receber e vencer o Avaí, no Pacaembu, pelo placar de 3 a 2.
A partida começou quente, com três gols logo na primeira etapa. Herrera (dois) e André Turatto marcaram. No fim, André Santos fez o terceiro dos paulistas, enquanto Marcus Winícius diminuiu para o Avaí. Com a vitória, o Corinthians chegou aos 85 pontos, 19 à frente do Avaí, que manteve a vice-liderança.
O Timão também alcançou seus recordes. A equipe conquistou sua maior série de vitórias na Série B, ao vencer sua sétima partida consecutiva neste sábado. O antigo recorde pertencia aos próprios corintianos e ao Bragantino.
Que jogo é esse?!?!
Também na briga contra o descenso, o Criciúma fez uma partida de recuperação e, depois de estar perdendo por 4 a 2, arrancou um empate por 4 a 4 contra o Santo André, no Heriberto Hülse, em Criciúma. Os gols da partida foram marcados por Zulu, Cláudio Luiz, Luís Mário e Acerola (Criciúma), e Osny, que fez os quatro do Ramalhão.
Para escapar do rebaixamento (os catarinenses estão em 18.º lugar, com 41 pontos), o Criciúma precisa de uma vitória contra a Ponte Preta, em Campinas, e tropeços de pelo menos dois de seus rivais diretos: América, Fortaleza ou Marília. Já o Santo André, garantido na Série A no ano que vem, é o terceiro, com 65.
Completando a rodada
Em Natal, o ABC não se livrou do rebaixamento, ao empatar com a Ponte Preta por 1 a 1, no Frasqueirão. O ABC chegou aos 45 pontos, enquanto a Ponte tem 55.
Por fim, em Taquatinga, o Brasiliense venceu o Vila Nova por 2 a 1 e chegou aos 47 pontos, espantando as chances de rebaixamento. O Vila, que ainda tinha chances remotas de subir para a primeira divisão, caiu para o sétimo lugar, com 55 pontos.
Última rodada: Como será?
Enquanto isso, a briga contra o rebaixamento segue firme. Derrotado pelo Barueri, o América-RN manteve-se na 15ª colocação, com 43 pontos ganhos, e depende apenas de uma vitória sua na última rodada, contra o Corinthians, em Natal, para escapar.
O Fortaleza respirou aliviado e, com a vitória sobre o Braga, pulou para o 16º lugar, dependendo também apenas de um resultado positivo contra o Brasiliense para se manter na Série B.
Mais ameaçado ainda está o Marília, que perdeu para o Bahia na sexta-feira e precisa vencer seu último jogo, contra o Ceará, em casa, além de torcer por um tropeço, ou de Fortaleza ou de América-RN.
Outros dois times têm que ficar de olhos abertos na última rodada. O Criciúma precisa de uma vitória contra a Ponte e mais dois tropeços de América-RN, Fortaleza ou Marília. Com chances remotas, o ABC precisa apenas de um empate para se salvar. Gama e CRB já estão matematicamente rebaixados.
Confira os jogos da 37ª rodada:
Terça-feira
São Caetano-SP 2 x 1 Juventude-RS
Paraná-PR 4 x 0 CRB-AL
Sexta-feira
Ceará-CE 1 x 0 Gama-DF
Bahia-BA 2 x 1 Marília-SP
Sábado
Brasiliense-DF 2 x 1 Vila Nova-GO
Corinthians-SP 3 x 2 Avaí-SC
Bragantino-SP 0 x 1 Fortaleza-CE
Barueri-SP 3 x 0 América-RN
ABC-RN 1 x 1 Ponte Preta-SP
Criciúma-SC 4 x 4 Santo André-SP