Estado lança campanha de combate à dengue

A campanha educativa de combate à dengue no verão em Alagoas será lançada na próxima semana, em local e data ainda a serem definidos. A solenidade contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, André Valente, e representantes de instituições parceiras, como as Forças Armadas e o Ministério Público Estadual, entre outras. A presença do Exército foi confirmada esta sexta-feira, 21, pelo coronel Anísio David, comandante da corporação em Alagoas.

Segundo o coronel, a participação efetiva do Exército está oficializada em um convênio firmado entre os Ministérios da Saúde e da Defesa, no sentido de garantir a cooperação técnica onde for necessário em todo Brasil. Pelo convênio, para Alagoas foram designados 50 homens do Exército, mas, de acordo com o comandante, será disponibilizado um contingente maior devido à parceria que já vem ocorrendo com o Estado.

Durante o lançamento da campanha, o secretário André Valente irá entregar 10 veículos caminhonetes tipo cabine dupla para reforçar as ações de combate à dengue no Estado. Além disso, as autoridades irão divulgar quais são as diretrizes gerais da campanha. Também serão entregues certificados de reconhecimento aos municípios que tiveram melhor desempenho na vacinação contra rubéola.

A superintendente de Vigilância à Saúde, Célia Torres, disse que o Exército já vem sendo um grande parceiro do Estado no combate à dengue. “Esse convênio é muito bem-vindo e vem consolidar a importante participação do Exército na luta contra a doença”, destacou Célia Torres.

De acordo com a superintendente, a chegada do verão sempre é uma preocupação a mais para as autoridades de saúde, pois é quando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, encontra todo um ambiente propício para a sua proliferação. “Não podemos descuidar, porque o perigo de uma epidemia no Estado continua existindo”, alertou Célia Torres, acrescentando que o trabalho deve ser intensificado nos municípios prioritários para o risco da dengue.

São considerados prioritários para o controle da dengue os municípios localizados na grande Maceió, que tenham população acima de 100 mil habitantes, estejam em regiões de praia e apresentem maior fluxo de turismo.

Em Alagoas estão nesta situação os municípios de Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Maceió, Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Delmiro Gouveia, Maragogi, Marechal Deodoro, Messias, Palmeira dos Índios, Paripueira, Pilar, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário