Vilela: ‘educação de Alagoas é a pior do Brasil’

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) reconheceu, na manhã desta quarta-feira, dia 26, durante a assinatura do Pacto pela Educação Pública de Qualidade, que a educação em Alagoas é a pior do Brasil. Segundo Vilela, esta situação só será revertida com o pacto firmado entre o governo do Estado e Federal, além de servidores e sociedade.

A assinatura do pacto conta, ainda, com a presença do ministro da Educação, Fernando Hadad, que ao chegar ao Ritz Lagoa da Anta afirmou que a União vem cumprindo a sua função, buscando diminuir as desigualdades regionais.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o estado de Alagoas possui um dos maiores índices de analfabetismo do país. O estado também sedia a pior universidade pública do Brasil, segundo censo recentemente divulgado.

O pacto é um documento que tem a finalidade de firmar um compromisso que estabelece como prioridade o melhoramento contínuo dos índices qualitativos da educação no Estado, com prazo definido para o cumprimento das metas até 2011. Durante a solenidade, o governador deverá sancionar a Lei do Subsídio, que estabelece as tabelas de subsídios com valores resultantes da progressão funcional, na mesma lei que criou o Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores da Educação.

Entre as metas a serem atingidas está o incremento da matrícula na rede estadual e a garantia do acesso, permanência e êxito dos estudantes.

Fonte: Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário