Seminário discute Polícia Comunitária

O Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria da Defesa Social, participa do Seminário Internacional de Polícia Comunitária em Brasília, até amanhã, quinta-feira (27).

O conceito de Polícia Comunitária, já é uma alternativa viável para reverter o quadro de violência vivido nos tempos atuais. A experiência já apresenta resultados nos 27 estados brasileiros que aderiram ao modelo.

O Seminário trata da temática de polícia de aproximação e garante ao Estado a troca de experiências com agentes de segurança, que já convivem com a realidade das bases comunitárias, ou seja, policiais que promovem segurança com o apoio da comunidade local.

Durante a primeira palestra do evento, Ricardo Balestreri, Secretário Nacional de Segurança Pública, afirmou que o encontro serve para fortalecer o debate sobre o sistema de segurança instituído no Brasil.

Segundo Balestreri, o padrão de policiamento reativo está fora do apoiado pelo Ministério da Justiça. “Hoje, através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), os Estados são induzidos às práticas que priorizem Polícia Comunitária, buscando estabelecer sólida relação com a comunidade; levando a população a participar do processo de prevenção criminal; fixando o policial no bairro em que trabalha, para que este atue além das condutas criminosas; levando a polícia a fazer parte da recuperação das condições de vida do bairro ou da cidade", disse.

Ainda para o Secretário, o Ministério da Justiça assume suas políticas para a redução dos índices de criminalidade e violência, quebrando paradigmas e fazendo segurança num padrão mais civilizado, moderno e conseqüente,usando as lideranças policiais como canal de transformação.

Na solenidade de abertura também estiveram presentes, Valmir Lemos, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; Cristina Gross, Coordenadora Geral de Ações de Prevenção Segurança Pública, Pedro Montenegro, do Combate à Tortura e Toshiaki Shimizu, cônsul japonês encarregado de segurança.

Alagoas foi representada por uma delegação de dez participantes, dentre policiais militares, civis, bombeiros, guarda municipais e líderes comunitários.

Alagoas

No Estado de Alagoas a preparação de policiais acontece através do “Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária”, desenvolvido pela Secretaria da Defesa Social (SEDS) em parceira com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Até o momento a Defesa Social já habilitou mais de 1.400 alunos. Somente em 2008, foram capacitados 419 novos profissionais da segurança pública dentre eles: Policiais civis, militares, guardas municipais, agentes penitenciários e líderes comunitários.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário