Só podia ser mesmo em União dos Palmares, onde o Programa Brasil Alfabetizado tem uma coordenadora do nível de Claudete Monteiro. A aula inaugural, realizada na terça-feira, 9, foi ao ar livre. Cerca de 900 alunos compareceram à Praça Basiliano Sarmento, centro da cidade, para a aula inaugural.
Alunos e alunas de várias localidades da zona urbana e rural, acompanhados de seus coordenadores e alfabetizadores proporcionaram um espetáculo bonito, alegre e inédito. Após as boas vindas iniciais, foi formada a mesa com o prefeito Areski Freitas, a secretária de Educação, Claudete Monteiro; secretários de Infra-Estrutura, Paulo César e Comunicação, Tony Lima e diretores de diversas escolas municipais.
Após a formação da mesa, todos ouviram os hinos nacional e municipal. Em seguida foi feita uma apresentação dos dados referentes ao Programa Brasil Alfabetizado. A secretária Claudete Monteiro destacou a importância do programa para União dos Palmares, que tem sido uma referência para todo o Estado de Alagoas.
O prefeito Areski Freitas em seu discurso, enfatizou a importância de saber ler e escrever, de participar do mundo cada vez mais exigente e participar de concursos. Lembrou que União dos Palmares conquistou o Selo Unicef, por ter alcançado os índices de melhora de vida para crianças e adolescentes, principalmente na Educação.