Vândalos atearam fogo em cerca de 400 carros e a polícia francesa informou ter prendido mais de 250 pessoas, em uma onda de violência que marcou as celebrações de réveillon na França. A cidade de Estrasburgo teve 28 automóveis queimados.
Apesar dos incidentes, o número de detidos diminuiu em relação aos dois anos anteriores, quando houve 362 detenções em 2005 e 272 detenções em 2004. Também diminuíram os automóveis queimados: em 2005 foram 425, atacados por jovens na região de Paris e no sudeste francês.
Este ano, segundo a polícia, além dos veículos queimados não houve confrontos organizados com grupos de jovens, nem problemas nos meios de transporte públicos.
Detidos
A polícia afirmou que, até as 6h (horário local), 258 pessoas haviam sido detidas no país inteiro, incluindo duas crianças de oito e 10 anos que incendiaram latas de lixo em Estrasburgo.
Três crianças com idade entre 10 e 12 anos foram detidas em um subúrbio de Paris, depois de serem flagradas carregando baldes de gasolina.
Em Paris quase não houve confusão. Cerca de 400 mil pessoas se reuniram nas ruas para festejar a chegada de 2007. Em um esforço para manter a ordem, 25 mil policiais foram mobilizados em todo o país durante a noite de domingo (31), incluindo 4.500 em Paris, onde as autoridades proibiram shows pirotécnicos.
O destacamento policial foi acompanhado de restrições à circulação de veículos por algumas regiões, assim como a proibição de venda de bebidas lcoólicas para consumo na rua e posse de garrafas de vidro.
Incendiar carros tornou-se um evento comum na França durante as comemorações de ano novo, especialmente nos subúrbios pobres de muitas cidades.