Realizada todo os anos na data da fundação da paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em 1879, a “Procissão do Mastro”, é a primeira festividade do ano do Pilar e acontece hoje, às 18h. Mais que tradição, a comemoração faz parte do espírito religioso do povo que, depois de 128 anos, permaneceu forte. Na procissão, uma pequena multidão segue pelas principais ruas da cidade em um cortejo que chega a percorrer cerca de três quilômetros.
O evento marca o início das comemorações da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar, e homenageia o “Dia de Reis”, uma referência aos três Reis Magos, que seguiram a estrela até Belém para levar oferendas ao Menino Jesus.
De acordo com a tradição, há um revezamento. No ano passado, o cortejo saiu do bairro de Pernambuco Novo. Este ano é a vez do bairro do Engenho Velho. A cada ano, um casal conceituado da comunidade local se responsabiliza pela ornamentação do mastro.
Dia de Reis
Para a comunidade cristão, hoje é dia de Reis, dia em que a igreja lembra os magos que presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra. Segundo a tradição, o fato teria ocorrido num dia 6 de janeiro. Por isto, a data ficou conhecida como o término das comemorações natalinas, época de desmontar a lapinha e a árvore de Natal.
No município de Poço das trincheiras, a festa de Reis começou ontem e promete muita animação. Além da programação religiosa, as atrações musicais estão fazendo a alegria do povo. No primeiro dia, as Bandas de forró Saia Rodada e Cavaleiros do Forro, fizeram mais de 5 mil pessoas cantarem e dançarem até as primeiras horas de hoje.
Hoje haverá a apresentação do Trio da Huanna, Caviar com Rapadura e Baby Som. Além das celebrações litúrgicas acontecem amanhã, a partir das 10h da manhã, competições esportivas com a II Motocross e Arrastão com Trio Elétrico.