Para garantir que os produtos de origem animal e vegetal, produzidos em todo o Brasil, tenham a mesma qualidade o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está incentivando estados e municípios a aderirem ao Sistema Brasileiro de Inspeção.
Com o sistema, o Governo Federal vai permitir que os serviços de inspeção de todo o país adotem os mesmos critérios na hora de avaliar a qualidade dos produtos garantindo aos consumidores segurança na hora das compras. Os produtos fiscalizados vão ganhar um selo de qualidade e poderão ser comercializados em todo o país.
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério a Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nelmo Oliveira, a nova forma de inspeção dará mais credibilidade ao produto comercializado. “O objetivo do Sistema Brasileiro de Inspeção é padronizar os procedimentos para que o consumidor, ao adquirir o produto, não tenha dúvida sobre a sua qualidade”.
Oliveira ainda explicou que, além de beneficiar o consumidor o sistema vai permitir a agroindústria brasileira expandir seu mercado. “A empresa que é fiscalizada pelo município ou pelo estado vai poder ampliar seu mercado para todo o país, gerando emprego e arrecadação”, concluiu.
A lei que regulamenta o Sistema está em vigor desde 31 de julho de 2005 e prevê a participação voluntária dos estados e municípios. Até agora, apenas Minas Gerais demonstrou interesse na adesão. De acordo com Oliveira a falta de pessoal para realizar as inspeções tem sido o principal entrave.
Para aderir o novo sistema as Secretarias de Agricultura estaduais e municipais devem procurar o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa. O Ministério vai avaliar o sistema de inspeção adotada pelo estado e o nível de qualificação dos profissionais. O telefone do ministério em Brasília é (61) 3218-2684.