As vendas do comércio eletrônico brasileiro tiveram forte crescimento de 76% no ano passado e chegaram a R$ 4,4 bilhões, segundo a empresa de marketing on-line e-bit.
O faturamento ficou R$ 100 milhões acima do previsto pela e-bit, que estimava R$ 4,3 bilhões em 2006. Nesses números não estão incluídas as vendas de passagens aéreas, automóveis e leilão virtual.
Já a quantidade de consumidores que fazem compras pela internet cresceu 46% no ano passado e alcançou um universo de 7 milhões de brasileiros.
Para 2007, a previsão da e-bit é que o comércio eletrônico brasileiro tenha novamente um forte crescimento. A estimativa é de que o faturamento alcance R$ 6,4 bilhões, uma alta de 45%.
Desde 2001, quando faturou R$ 549 milhões, o crescimento mínimo do varejo on-line foi registrado em 2003 (41%).
Para a e-bit, o crescimento deverá ocorrer com mais brasileiros aderindo ao comércio eletrônico e um número maior de operações, uma vez que o valor médio das compras, que ficou em cerca de R$ 300 no ano passado, deve ficar estável.
Assim como acontece no varejo tradicional, o melhor mês para o comércio eletrônico também foi dezembro, quando o faturamento alcançou quase R$ 600 milhões.
No mês passado, os CDs, DVDs e vídeos representaram 17% das vendas e foram os produtos mais comercializados. Em seguida, aparecem os eletrônicos (15%); e livros, revistas e jornais (13%).