O Parque Municipal de Maceió, localizado no bairro de Bebedouro, pode ganhar nas próximas semanas uma associação que reunirá moradores da região engajados nas causas ambientais. A primeira reunião para viabilizar a criação da associação foi realizada hoje pela manhã no próprio parque.
No encontro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, explicou aos interessados no projeto a importância da criação dessa entidade, que se chamará Associação dos Amigos do Parque Municipal de Maceió. Uma nova reunião será realizada no próximo dia 24, às 9 horas, para que sejam debatidos outros assuntos de interesse da comunidade, como a segurança no parque, por exemplo.
"O parque dispõe hoje de toda a estrutura necessária para o seu funcionamento. O que queremos é apoio da população para ajudar a preservá-lo", afirma Ramalho. "Para isso, vamos realizar um processo dinâmico, com treinamentos e orientação dos interessados", completa.
Atualmente, o Parque Municipal conta com 35 servidores e recebe, em média, a visita de 2 mil pessoas por mês. Durante o ano, o período de maior visitação é no mês de outubro, quando se comemora o Dia da Criança e o parque funciona com programação especial.
A reserva está localizada numa área de mata de 82,4 hectares. São oferecidos diversos serviços aos visitantes, como a distribuição de mudas de espécies da Mata Atlântica, trilhas ecológicas, educação ambiental com palestras e aulas práticas, além de monitores treinados para guiar peque-nos grupos pelas trilhas.