Quem estava com viagem marcada no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está enfrentando atrasos de vôos. Neste momento, três vôos estão atrasados, dois da companhia aérea Tam e um da Gol.
De acordo com a Infraero, os vôos atrasados vêm de São Paulo e Rio de Janeiro e não foram os primeiros a atrasar hoje. O que está em pior situação é o vôo 9544 da Tam, que estava com chegada marcada para as 14h, mas a previsão é que chegue às 20h.
Panorama
Os aeroportos do Sul e de Congonhas, em São Paulo, registraram atrasos superiores a uma hora em quase um terço dos vôos programados para este sábado, segundo balanço da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Dos 196 vôos programados, 63 atrasaram e outros 11 foram cancelados pelas companhias aéreas. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), mais de 80% dos vôos atrasaram.
Os problemas são considerados reflexo da pane ocorrida no sistema de rádio-comunicação do Cindacta-2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo), de Curitiba (PR), na sexta-feira (12). O sistema permaneceu fora do ar das 14h às 14h15 e das 18h às 20h, ainda segundo a Anac. O caso é investigado.
Sem autorização para decolar, aviões chegaram a se acumular na pista do Salgado Filho, o terminal que apresentou mais atrasos. Em São Paulo, o aeroporto de Congonhas ficou aberto até a 1h, para tentar minimizar os efeitos da pane.
Em novembro do ano passado, interferências similares obrigaram o Comando da Aeronáutica a restringir a navegação por rádio e a reduzir o número de monitoramentos compartilhados, o que provocou uma série de atrasos e cancelamentos de vôos em toda a região.