A queda de cerca de 30% no repasse do ICMS aos municípios na comparação dos meses de janeiro de 2006 e 2007 foi o tema da reunião entre uma comissão de prefeitos da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a secretária de Estado da Fazenda, Fernanda Vilela, nesta segunda-feira, na sede da secretaria. Os técnicos da Fazenda estão fazendo uma monitoração para detectar as causas do problema.
Segundo Fernanda Vilela, tão logo o problema seja identificado será feito o repasse devido à AMA e tomadas todas as providências para a recomposição das perdas. “Estamos mantendo uma relação de transparência com as prefeituras, onde elas têm acesso às contas. Em breve, toda a movimentação será on line, o que facilitará a fiscalização dos gastos públicos”, frisou.
A presidenta da AMA, Rosiana Beltrão, disse que aguarda o parecer dos técnicos da Fazenda para que os municípios não saiam prejudicados. Sobre a dívida dos municípios com a Casal acrescentou que será avaliada a situação de cada prefeitura para o devido acerto de contas.
Participaram da reunião o subsecretário da Fazenda, Maurício Toledo; os prefeitos Reinaldo Falcão (Água Branca); João de Paula (Capela) e Jarbas Omena (Messias), além do secretário-executivo da AMA, Francisco Porcino.
Agência Alagoas