Comissão esclarece medidas do Governo a sindicalistas

Alagoas24horasSecretário de Educação Fábio Farias

Secretário de Educação Fábio Farias

Um fórum permanente de negociação deverá ser criado durante a reunião que acontece, nesta tarde, na Escola Fazendária, em Jacarecica, entre a comissão nomeada pelo governador e os representantes dos servidores estaduais. A reunião foi convocada pela comissão, encarregada de promover os esclarecimentos e entendimentos entre as partes, a fim de apresentar os dados que comprovem que a ação do Estado foi legal.

Antes de dar início à reunião, o secretário de Educação e Esporte, Fábio Farias, falou com a imprensa. Segundo ele, é necessário que os servidores conheçam as razões que levaram o governo a tomar tal decisão, para entrar em negociação.

“Ninguém fica satisfeito, mas é uma questão de legalidade. Uma atitude séria que precisou ser tomada. O que o governo quer é mostrar aos servidores porque foi feito. Nenhum governante quer iniciar uma gestão suspendendo um aumento que foi dado, mas o grande problema é que, se as medidas não fossem adotadas, poderíamos sofrer o reflexo negativo do Governo Federal, em relação ao Governo de Alagoas. Uma delas suspensão de recursos, a demissão de funcionários comissionados em 20% e até a demissão de funcionários não-estáveis de 1983-89. São medidas que ninguém quer que aconteça no Estado”, explicou Farias.

Ele afirma ainda que a medida pretende corrigir, equilibrando a situação da lei de responsabilidade fiscal. “A gente espera que apresentando os números aos servidores, eles entendam que não foi operacional, ou de coisas da gestão, mas foi legal”, completou.

Quanto a criação do fórum permanente de negociação, ele explica que é uma forma de mostrar transparência aos servidores, já que estarão em contato com direto com a comissão, acompanhando a equalização financeira do Estado, observando as despezas e a receita.

Fundeb

Fábio Farias disse ainda que haverá um incremento da receita em relação ao Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb). “A partir do momento em que for acontecendo equilíbrio financeiro no Estado, isso vai sendo retomado, essa é a idéia do Governo. A educação será beneficiada”, afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário