O governador Teotonio Vilela (PSDB) esteve nesta terça-feira, com cinco ministros do governo Lula, onde mostrou a situação dramática do Estado de Alagoas e pediu parceria para as áreas de educação, agricultura e investimentos, além de mais atenção com as obras hídricas.
Segundo Teotonio, que esteve acompanhado do secretário estadual de Planejamento, Sérgio Moreira, “a receptividade foi a melhor possível”. Com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governador apresentou os números do Estado, onde 46% da população são de analfabetos funcionais e a maioria das escolas públicas não concluiu o ano letivo de 2006.
Haddad prometeu que na primeira semana de fevereiro enviará a Maceió uma equipe para fazer um seminário com técnicos da Secretaria de Educação. O objetivo é traçar um plano de estratégia de parceria entre o governo estadual e o Ministério da Educação para reverter esse quadro.
Teotonio também quer envolver nesse projeto a sociedade alagoana. “Quem sabe ler deve ensinar quem não sabe, deve ajudar a mudar os indicadores do analfabetismo no Estado”, defendeu o governador. “Educação é prioridade para alavancarmos o desenvolvimento”, condicionou.
Agenda
Em Brasília desde a última segunda-feira, o governador esteve com os ministros da Agricultura, Luís Guedes; da Integração Nacional, Pedro Brito; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Teotonio ainda participou da posse do Conselho Deliberativo do Sebrae nacional e lembrou ao presidente, senador Adelmir Araújo, que ele tem cinco secretários de Estado “oriundos do Sebrae”.
No Ministério do Planejamento, onde foi acompanhado – além de Moreira – do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), o governador solicitou atenção do governo federal para Alagoas dentro do PPI. “Em todos os Ministérios as portas estão abertas para Alagoas”, destacou o governador.