México tem computador mais potente da América Latina

A Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) pôs em funcionamento, nesta terça-feira, o computador "mais potente da América Latina", com capacidade para processar mais de sete trilhões de operações aritméticas por segundo. A informação foi dada pela instituição estatal em um comunicado.

O KanBalam, que custou US$ 3 milhões, é o supercomputador "mais potente da América Latina", o 126º entre as 500 máquinas mais rápidas do mundo e o 28º entre aquelas pertencentes a universidades.

O supercomputador será usado na universidade mexicana para pesquisas em áreas como astrofísica, física de partículas, química quântica, estudos climáticos e de contaminação, engenharia sísmica e ciências biológicas e de materiais.

A máquina, denominada KanBalam em homenagem a um matemático maia reconhecido pela precisão de seus cálculos relacionados com o domínio do tempo, tem 1.368 processadores (AMD Opteron de 2,6 GHz), memória RAM total de 3 mil Gigabytes e sistema de armazenamento de 160 Terabytes.

Os 1.368 processadores estão organizados em 337 nodos e estes, assim como os 768 discos de armazenamento, se comunicam a uma velocidade de 10 gigabytes por segundo.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário