O Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) realizará amanhã, a partir das 8h, um mutirão para castração de 40 gatas. A ação é voltada para pessoas que não têm condições financeiras de realizar a esterilização de seus animais.
A cirurgia será gratuita, ajudando no controle da população de animais de rua. “Essa iniciativa também visa a chamar a atenção do poder público para o início das esterilizações pelo Centro de Controle de Zoonoses de Maceió.
Atualmente, apenas o Neafa está fazendo castrações de animais e já é sabido ser essa uma medida eficaz e com menos custos no controle do número de animais abandonados, o que se reverte na diminuição de doenças como raiva e outras zoonoses”, ressalta a presidente do Neafa, Ângela Seabra.
Segundo a Arca Brasil (Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal), gasta-se R$ 131,00 para sacrificar um animal, e para esterilizá-lo, R$ 31,00”.
O Neafa é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, formada por voluntários e colaboradores que contribuem para diminuir a quantidade de animais abandonados e minimizar o sofrimento de animais de rua.
Fundado em agosto de 2003, realiza em Maceió (AL) trabalhos voltados para o controle populacional de cães e gatos, com ações que vão desde o resgate do animal até a esterilização (castração), atendimento clínico, doação e campanhas educativas.
A presidente da ong destaca os resultados já obtidos por esse trabalho: até novembro de 2006, o Neafa resgatou 1.399 animais, esterilizou 2.796 e doou 1.085. Com essas esterilizações, deixaram de nascer uma média de 14.350 animais que provavelmente seriam abandonados, mortos ou levados à adoção. A importância de tais ações também pode ser evidenciada pela diminuição do risco de transmissão de zoonoses, já que muitos dos animais de rua podem ser vetores de doenças como raiva e leptospirose, além de causarem acidentes de trânsito ao tentarem atravessar ruas e avenidas.
Atualmente, o Neafa conta com sede própria (doação do Dr.º Ismar Gatto, médico idealizador e fundador do projeto e um de seus principais mantenedores), com canil, gatil e sala de cirurgia, participação de diversos voluntários, além de dois funcionários de limpeza, um auxiliar de enfermagem, um contador e dois veterinários.
A principal luta do Neafa é a conscientização da população quanto à posse responsável de cães e gatos, e a busca de parcerias, principalmente do poder público, para a realização das esterilizações, a exemplo do que já acontece em outros centros como em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e, recentemente, na Bahia, por meio de uma parceria firmada entre o CCZ de Salvador e ong’s locais.