Hemoal necessita de sangue com tipagem negativa

Após quase uma semana de greve dos servidores dos níveis fundamental e elementar da Saúde os funcionários lotados no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) continuam mantendo a escala de 30% e, com isso, a instituição tem funcionado normalmente. Contudo, os doadores têm comparecido timidamente para se candidatarem à doação, deixando o estoque da instituição abaixo da média, principalmente com relação ao sangue de tipagem negativa.

A coordenação geral do Hemoal acredita que essa “fuga” dos doadores esteja acontecendo pela falta de informação da sociedade, uma vez que muitos doadores têm ligado para o órgão sem a convicção de que ele esteja funcionando normalmente. “Inúmeras pessoas ligam, todos os dias, imaginando que nossas atividades estejam paralisadas. Contudo, tanto a coleta, laboratórios, quanto o Ambulatório 24 Horas, onde são tratadas as doenças do sangue, encontram-se funcionando normalmente”, informa a coordenadora geral do Hemoal, médica Alexandra Ludugero.

Ela apela para que as pessoas com sangue cuja tipagem sanguínea seja negativa, compareçam ao Hemoal, uma vez que, além de todos os departamentos estarem funcionando regularmente, o horário de atendimento não foi alterado e permanece de segunda a sexta, das 7 às 18 horas e, aos sábados, das 8 ao meio dia. Como se não bastasse, para atender aos doadores que trabalham em horário comercial, a instituição – que funciona em prédio anexo á Unidade de Emergência Dr. Armando Lages no Trapiche – não fecha para o almoço.

Para se candidatar à doação é obrigatório que além de estar em perfeito estado de saúde, portando um documento de identificação com foto e bem alimentado o candidato tenha 18 anos de idade e tenha peso igual ou acima de 50 kg. Não é permitido doar sangue àqueles que tenham contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário