Sem muitas dificuldades, e com o placar construído no primeiro tempo, o São Paulo se recuperou no Campeonato Paulista de 2007. O time do Morumbi, que havia empatado com o Paulista na última rodada, bateu o Rio Claro por 2 a 0 neste domingo, no eEstádio Augusto Filho, na cidade de Rio Claro.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos dez pontos e se reaproximou dos líderes. O time conseguiu também manter uma invencibilidade que já dura 17 jogos. A última vez que o São Paulo perdeu foi contra o Palmeiras, pelo Brasileirão de 2006.
Já o Rio Claro, que estréia em 2007 na primeira divisão do Paulistão, permanece com apenas três pontos após a derrota e próximo da zona de rebaixamento.
Esta foi a terceira vez que os dois times se enfrentaram na história. A primeira ocorreu em 1938 e terminou empatada por 3 a 3. Depois disso, Rio Claro e São Paulo só voltaram a se encontrar no ano de 1973. Na ocasião, o time do Morumbi, na época comandado por Telê Santana, venceu a equipe do interior pelo placar de 1 a 0 com gol do uruguaio Pedro Rocha.
Ambos entraram nesta quarta rodada procurando uma recuperação no Paulistão. O Rio Claro vinha de uma goleada sofrida para o Noroeste em Bauru por 4 a 0. Já o São Paulo, em seu terceiro jogo pelo Estadual, empatou com o Paulista em Jundiaí por 2 a 2, após levar um gol aos 49min da etapa complementar.
Mas apesar de o São Paulo ser o único dos clubes considerados grandes do Estado a não conseguir ter 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas, faz neste ano um início de Campeonato Paulista bem superior ao de 2006. No último torneio, o time do Morumbi só conseguiu sua primeira vitória na quarta rodada, quando venceu o São Caetano por 2 a 1.
Antes da vitória sobre o time do ABC, a equipe tricolor, ainda em preparação após a conquista do tricampeonato mundial de 2005, havia perdido para Juventus e Santo André, e empatado com o Bragantino.
Na próxima rodada, o São Paulo volta ao Morumbi para enfrentar o Santo André. A partida ocorre na quinta-feira, dia 1° de fevereiro, às 20h30. Um dia antes, também às 20h30, o Rio Claro joga novamente em seu estádio, dessa vez contra o Grêmio Barueri.
Verdão cai em casa
Sob sol forte no Parque Antarctica, o Palmeiras não conseguiu fazer a quadra no Campeonato Paulista. Apesar da pressão no segundo e do apoio de sua torcida, o time alviverde ficou no empate por 1 a 1 com o Grêmio Barueri.
Vice-líder do Estadual com nove pontos até então(o Santos é o líder com 12 e um jogo a mais), a equipe do técnico Caio Júnior entrou em campo neste domingo com amplo favoritismo. Assim como o Barueri, os três adversários anteriores do Palmeiras ainda não tinham pontos na competição.
Na estréia, o clube alviverde superou o Rio Branco de Americana por 4 a 2. Na seqüência, o adversário foi o Rio Claro, que havia perdido seu primeiro jogo, derrotado por 2 a 1. Por fim, na última quinta-feira, o Palmeiras ganhou do Santo André, que vinha de duas derrotas, por 1 a 0.
Em campo, apesar das dificuldades, o Barueri começou surpreendendo. De falta, logo aos 3min, o zagueiro Anderson Marques abriu o placar e assustou o invicto Palmeiras. Mas aos poucos, o time da casa conseguiu se reerguer no jogo, e empatou com Cristiano, aos 19min.
Na segunda etapa, o time alviverde voltou melhor. Com Caio e William em campo, e Edmundo no banco, os donos da casa ganharam mais velocidade, e o chileno Valdivia ganhou mais liberdade para criar jogadas. A pressão, no entanto, não resultou em gols, e o empate persistiu até o apito final.
O resultado evita que o Palmeiras encoste no líder Santos, que ainda joga neste domingo às 18h10min. Além disso, o time do Parque Antarctica ainda vê o São Paulo empatar no número de pontos, graças à sua vitória sobre o Rio Claro nesta tarde. Já o Barueri conquista seu primeiro ponto na competição, e não é mais o lanterna do Estadual.
Na próxima quarta, as duas equipes atuam longe dos seus domínios. O Palmeiras vai até Campinas enfrentar a Ponte Preta, enquanto o Barueri viaja até Rio Claro para encarar os donos da casa.