O Flamengo aproveitou bem a ajuda que recebeu com outros resultados no Campeonato Estadual do Rio. Nesta quarta-feira, em Volta Redonda, o time fez sua parte: venceu o Americano por 2 a 1, disparou temporariamente na liderança isolada do grupo A da Taça Guanabara e ainda se aproximou da meta de antecipar sua classificação para a semifinal do primeiro turno.
Assim como na estréia, contra a Cabofriense, o Flamengo praticamente dominou o adversário durante o primeiro tempo, mas só conseguiu abrir o placar no final da etapa, com Juan, aos 38min.
No segundo tempo, Renato Augusto ampliou com um golaço – seu primeiro como profissional num jogo oficial. "Foi uma grande jogada do Obina e felizmente consegui fazer o gol. Foi um belo gol, espero que seja o primeiro de muitos", comentou a jovem promessa rubro-negra, de apenas 18 anos.
Logo depois, o Americano diminuiu com Thiago Pereira. Com a vitória, o Flamengo manteve 100% de aproveitamento e pulou para seis pontos. Como Madureira e Boavista empataram no último sábado, em jogo válido pela mesma segunda rodada, ficaram com dois, já que também empataram na estréia.
Agora, o Flamengo espera mais um empate, desta vez entre Botafogo (um ponto) e Cabofriense (zero), na partida que fecha a segunda rodada (com início às 21h45 desta quarta-feira), para abrir quatro pontos de vantagem em relação ao vice-líder da chave.
Neste caso, como apenas os dois primeiros colocados do grupo avançam para a semifinal, o Flamengo já ficaria próximo do objetivo de garantir uma vaga antes da última rodada da fase de classificação. Assim, o time poderia poupar seus titulares no último jogo (contra o Madureira), que será realizado entre as duas primeiras partidas da equipe na Libertadores.
"Temos o objetivo de chegar ao jogo da Libertadores praticamente classificado. Estamos mantendo o objetivo traçado", comemorou Renato Augusto.
Além disso, classificando-se para a semifinal, o Flamengo tentaria buscar o título do primeiro turno para garantir logo uma vaga nas finais do Estadual. Desta forma, poderia se dedicar exclusivamente à Libertadores durante toda a Taça Rio – segundo turno do torneio regional.
O Flamengo vai tentar dar seqüência ao seu planejamento de conquistar o Estadual e a Libertadores no próximo domingo, quando enfrenta o Boavista, às 16h, no Maracanã. O Americano, que ficou com apenas um ponto com a derrota desta quarta-feira, volta a campo no sábado, às 20h30, para encarar o Botafogo, no mesmo estádio.