A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) retoma com os municípios do semi-árido, na próxima segunda-feira, 5, a discussão sobre o programa Garantia Safra, crédito rural e erradicação da febre aftosa.
A idéia do presidente da entidade, Jarbas Omena e da atual diretoria é promover uma interlocução entre a entidade e os representantes do governo federal e estadual, gerentes dos projetos.
O comandante do 59 BIMtz, tenente-coronel Anízio David também participa da reunião para elaborar um cronograma de socorro aos municípios castigados pela seca.
Já conhecido dos prefeitos, o programa Garantia Safra consiste em um benefício social criado pelo governo federal através do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para garantir renda mínima para agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à situação de emergência ou estado de calamidade pública em razão da estiagem.
A delegada estadual, Sandra Lira, apresenta durante a reunião, o volume de recursos existentes para 2007.
No programa de combate à aftosa, a AMA será parceira do Estado no trabalho de coleta de dados junto aos pequenos pecuaristas. Essa parceria será fundamental para facilitar a elaboração de normas sanitárias, programação de inquéritos epidemiológicos, levantamento da demanda anual de vacina anti-aftosa para as campanhas de vacinação e assessoria em todos os processos de tomada de decisão em relação ao PNEFA, dando apoio às discussões com a cadeia produtiva, destacando os Circuitos Pecuários.
O secretário de Agricultura, Alexandre Toledo, participa da reunião para apresentar o programa que está sendo reativado pelo Estado através da Adeal.
Em relação ao crédito rural, medidas e providências serão avaliadas durante a reunião para que os agricultores não percam prazos e possam ser beneficiados. Os superintendentes do Banco do Brasil, Ricardo Câncio, e do Banco do Nordeste, Expedito Neiva, participam da reunião para apresentar as linhas de crédito existentes e que podem ser aproveitadas pelos municípios em benefício das comunidades.
O presidente da Casal também participa da reunião marcada para às 10 horas no auditório da entidade.