A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) formula – neste momento – um plano emergencial para tentar suprir as linhas intermunicipais de responsabilidade da viação Atlântica. Os funcionários da empresa iniciaram uma paralisação na manhã de hoje que afeta as linhas urbanas e intermunicipais.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL), Divanildo Ramos, nenhum coletivo da empresa está rodando. A Atlântica atende há região do Litoral Norte de Maceió e faz viagens para as cidades de Porto de Pedras, Matriz do Camaragibe, Barra de Santo Antônio e São José da Laje.
Conforme Ramos, a empresa estaria sendo vendida e os funcionários seriam demitidos. O Sinttro tenta negociar a rescisão trabalhista e a incorporação dos trabalhadores na viação que adquirir a Atlântica. Na cidade de Maceió, a empresa atende a cerca de 40 mil usuários, no interior, cinco mil pessoas utilizam os serviços das linhas oferecidas pela Atlântica.
Segundo a assessoria de imprensa da Arsal, quanto ao transporte intermunicipal, a Agência tenta redirecionar as linhas para outras empresas de ônibus, enquanto não se resolve o impasse. No entanto, a Atlântica – ainda conforme a assessoria – descumpriu o contrato firmado por meio de licitação e pode acabar perdendo a concessão de atuar no transporte intermunicipal.
A Arsal notificou a empresa e abriu processo contra esta. Caso perca as quatro linhas que disponibiliza, serão abertas novas licitações, para que as outras empresas de ônibus venham a suprir a carência deixada pela Atlântica. De acordo com a Arsal, o contrato prevê 31 linhas, mas a empresa operava apenas com quatro.
A Arsal colocou reconhece que o maior transtorno causado é na área urbana de Maceió, onde a empresa opera com maior número de linhas e atende a mais pessoas, mas só cabe a Agência a regulação do transporte intermunicipal. As demais discussões envolvem sindicato e Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Divanildo Ramos – em entrevista a imprensa – disse que o sindicato deve se reunir com o superintendente de Transporte e Trânsito, Ivan Vilela, ainda hoje para discutir a questão. Ramos revelou inclusive que a empresa já teria levado 19 ônibus para Recife (PE). A Atlântica – conforme informações do Sinttro – opera com 94 coletivos.
Neste momento, os funcionários realizam uma manifestação na porta da empresa, localizada no bairro de Cruz das Almas. A diretoria da empresa ainda não confirmou se a viação está sendo negociada com outro grupo.