Mulheres de jangadeiros da Pajuçara aumentam renda familiar com trabalho artesanal

Para ajudar na renda familiar, mulheres de jangadeiros integrantes do projeto Verão Legal no mar, patrocinado pela Petrobras, estão participando de cursos de capacitação profissional.

Nesta primeira etapa, cerca de 20 mulheres participam do curso de customização de sandálias. Utilizando miçangas, fitas e outros produtos artesanais, elas produzem sandálias exclusivas que serão comercializadas na sede da Colônia de Pescadores Z-1 e na piscina natural da Pajuçara.

“Elas também participarão de cursos de corte costura, pintura e noções de negócios, quando receberão informações sobre preço, marketing do produto, estoque e técnicas de venda, por exemplo”, afirma Bia Quirino, uma das coordenadoras do projeto.

As primeiras peças produzidas pelo grupo, com material doado pela Petrobras, serão enviadas para São Paulo e em breve, outras sandálias customizadas também estarão em exposição em um hotel, em Ipioca.

De acordo com o gerente do Ativo da Petrobras em Alagoas, engenheiro Samuel Guimarães Santos, a ação tem o objetivo de proporcionar a sustentabilidade econômica das famílias atendidas, proporcionando outras ações geradoras de emprego e renda, já que as atividades realizadas pelos jangadeiros e pescadores são sazonais, variando de acordo com as condições climáticas, fluxo turístico, restrições ambientais, entre outros fatores.

O “Verão Legal no Mar”, desenvolvido na capital alagoana desde 2002, atua também na preservação e fiscalização do ecossistema da piscina natural, um dos principais cartões-postais de Maceió, através de reposição de equipamentos adequados que ajudam no combate à degradação ambiental e o envolvimento de técnicos, jangadeiros e pescadores em contribuir para a proteção dos corais da região.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário