Governador se reúne com empresários e propõem parcerias para desenvolver AL

O governador Teotoio Vilela Filho se reuniu agora a pouco com representantes do setor produtivo de Alagpas. Em tom bastante amigável, o governador pediu que os empresários firmassem parcerias com o Estado para a promoção do desenvolvimento de Alagoas.

Durante a reunião, Teotoio Vilela explicou que o Estado ainda não tem recursos suficientes para alanvacar os desenvolvimentos econômico e social de Alagoas, e que, por isso, precisa firmar convênios e parcerias com os vários segmentos que compõem o setor produtivo.

"Quero saber quais são as reclamações, as reivindicações da categoria e depois, com a minha equipe, fazermos uma avaliação e lhes dá uma resposta sobre as alternativas que dispomos para ajudá-los. O importante é fazermos a nossa parte", prometeu o governador.

De acordo com ele, o Estado, inicialmente, vai incentivar as Cadeias Produtivas de Químicos e Plásticos e de Têxtil e Confecções.

"Vamos promover reuniões, discutir incentivos fiscais e infra-estrutrura para que novas empresas se instalem aqui em Alagoas. Já sabemos que o pólo de Marechal Deodoro é bastante viável para o setor químico", disse.

Usinas

O setor sucroalcooleiro já prometeu colaborar. Vai doar terrenos que estão improdutivos para que o gverno possa construir conjuntos populares para a população carente.

Uma segunda parceria vai acontecer com o incentivo à produção de bio-energia, atualmente produzida pelas usinas de açúcar. "A idéia é fazer com que as usinas aumentem a produção de energia e a forneçam para os municípios mais próximos. É o que já acontece com a Caetés, que manda energia para a cidade de São Sebastião. Com isso, o setor vai investir mais dinheiro aqui no Estado, contratar mais pessoal, gerar mais ICMS etc", declarou o governador.

Distrito Industrial

No encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Otávio Gomes, confirmou o que Distrito Industrial Luís Cavalcante, localizado no bairro do Tabuleiro dos Martins, passará por reformas e vai receber obras de infra-estrutura.

"Primeiro nós vamos fazer a micro-drenagem do distrito. O local será saneado, vamos construir a linha d’água, fazer os meios fios e pavimentar as ruas. Depois, iremos transferir os 600 moradores da favela da Coca-Cola. O governador já tem uma área, próximo ao conjunto Benedito Bentes, onde serão construídas as casas para os moradores. Por último, vez a construção do muro de arrimo para proteger as fábricas e indústrias", explicou o secretário.

A reunião contou com a participação de representantes dos setores sucroalcooleiro, da indústria, imobiliário, construção civil, agricultura, micro e pequenos empresários, Sebrae, Sefaz e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

Veja Mais

Deixe um comentário