Primeira mulher é nomeada para presidência de Harvard

Escolha foi recebida com euforia por outras acadêmicas

A universidade Harvard nomeou neste domingo,Drew Gilpin Faust, como sua presidente. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo, que até então era de Lawrence Summers.

A escolha dá fim à procura para um substituto de Summers -que foi longa e feita sob sigilo. Drew foi escolhida depois que uma série de candidatos potenciais disseram que não tinham interesse no cargo.

Drew Gilpin Faust, uma historiadora de 59 anos, assume a posição dois anos depois de o atual presidente ter causado polêmica ao sugerir que as "diferenças inatas" entre mulheres e homens poderiam ajudar a explicar por que há menos mulheres nos primeiros postos de matemática e ciências das universidades.

O jornal americano "The New York Times" já havia destacado, em uma reportagem, que alguns professores de Harvard, e em particular as mulheres, aguardavam a decisão com euforia. "Harvard esperou muito, desde 1636 [ano de sua fundação]", declarou Patricia Albjerg Graham, professora emérita de História da Educação, que lembrou que quando fazia pós-doutorado em Harvard, em 1972, as mulheres tinham acesso limitado a certas partes da universidade.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário