Acordo com o governo federal viabilizará recuperação da Casal

SecomMinistro das Cidades e Teotônio Vilela discutem recuperação da Casal

Ministro das Cidades e Teotônio Vilela discutem recuperação da Casal

O governador Teotonio Vilela, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente da Casal, Jorge Briseno, assinaram hoje um acordo que viabilizará a recuperação e irá melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto prestados pela empresa.

O governador Teotonio Vilela Filho, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e o presidente da Companhia de Saneamento do Estado (Casal), Jorge Briseno, assinaram nesta terça-feira um acordo que viabilizará a recuperação e irá melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto prestados pela empresa. A cooperação faz parte do Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS), no qual Alagoas acaba de ser inserido.

O presidente da Casal, Jorge Briseno, afirmou que nos próximos 30 dias consultores do governo federal virão a Alagoas para auxiliar os técnicos alagoanos no levantamento de diagnóstico do setor de saneamento do Estado e necessidades de investimentos. Segundo ele, o Estado dará apenas apoio logístico aos consultores.

O ministro afirmou que, a partir deste levantamento, o governo federal vai desenvolver estudos que indiquem soluções para dificuldades gerenciais, a exemplo de perdas de água. Segundo ele, a instituição da nova lei de saneamento, sancionada no mês passado, é relevante para reestruturar as companhias de abastecimento de água.

Márcio Fortes ressaltou que quanto pior a situação dos estados, no que concerne à situação das companhias de abastecimento, mais o governo federal agilizará o processo de recuperação. Os prefeitos devem informar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), existência de mortalidade infantil e a qualidade de serviços prestados pela respectiva companhia de abastecimento de água em seu município.

“O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) destina, anualmente, R$ 10 bilhões, em quatro anos, para as companhias estaduais, municipais e autarquias”, anunciou o ministro Márcio Fortes.

O presidente da Casal afirmou que o governo estadual encaminhou ao Ministério das Cidades, na semana passada, uma lista com as principais reivindicações para a recuperação da empresa alagoana. Constam dos serviços que a Casal pretende desenvolver para otimizar os serviços, cuja solicitação consta da pauta já encaminhada ao governo federal, o pedido de 15 quilômetros de anéis de abastecimento para a zona baixa litorânea da cidade; a substituição de 150 quilômetros de redes antigas de Maceió; recursos para a recuperação de 20 quilômetros de coletores troncos de esgoto, dentre outros itens de igual relevância e que aguardam parecer do governo federal.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário