A folia paulistana começa na noite desta sexta-feira. O show de luzes, cores, fantasias, alegorias, efeitos especiais, improvisações e vontade de sambar até cair está previsto para começar às 23h15. A Imperador do Ipiranga, da Zona Sul, abre os desfiles do Grupo Especial da capital paulista. Seus integrantes inauguram o carnaval de São Paulo ao atravessar o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.
Serão duas noites para a elite do samba da cidade mostrar todo o seu talento nos desfiles que resumem o resultado de um ano de dedicação de cada comunidade envolvida. Todos os cantos de São Paulo estarão representados no Anhembi.
14 escolas
Sete escolas irão desfilar neste primeiro dia de desfile. Após a Imperador, vão passar pelo Sambódromo X-9 Paulistana, Tom Maior, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria e Nenê de Vila Matilde.
O samba continuará pedindo passagem ao Grupo Especial na noite de sábado (17). A partir das 23h15 entram em cena Pérola Negra, Vai-Vai, Unidos do Peruche, Mancha Verde, Águia de Ouro, Rosas de Ouro e Mocidade Alegre.
O tempo de cada agremiação na passarela do samba será entre 55 minutos (mínimo pelo regulamento) e 65 minutos (máximo).
Beldades /h2>
Muitas rainhas irão reinar, como Sheila Mello e Scheila Carvalho, ex-parceiras no ‘É o tchan’, agora na Império da Casa Verde e Vai-Vai, respectivamente; Lívia Andrade, na Gaviões da Fiel; Viviane Araújo, na Mancha Verde; e a atriz Adriana Alves, Pérola Negra, entre outras beldades.
Grupo de Acesso /h2>
No domingo (18), terceiro dia de carnaval, outras dez escolas desfilam pelo Grupo de Acesso, que lutam para ir para o Grupo Especial. O show está programado para começar às 22h com Flor de Liz, Imperial, Leandro de Itaquera, Unidos de São Lucas, Gaviões da Fiel, Morro da Casa Verde, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Camisa Verde e Branco e Acadêmicos do Tatuapé.
Cerca de 90 mil pessoas são esperadas para os três principais dias de desfile, e 27 mil devem ser turistas.
Na segunda (19) e terça-feira (20) desfilam as escolas e os blocos da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp). O resultado dos desfiles de São Paulo será conhecido na terça-feira (20) e as escolas campeãs retornarão ao Sambódromo na outra sexta-feira (23), a partir das 22h.
Ingressos
Restam poucos ingressos para os desfiles do Grupo Especial. Ainda há lugares na arquibancada, cadeira e mesa de pista. As bilheterias continuarão abertas das 11h às 17h até o sábado.
Segurança e saúde
O efetivo de segurança em cada dia de desfile será de 600 integrantes da Polícia Militar, 32 da Polícia Civil, 80 da Guarda Civil Metropolitana (GCM), 600 seguranças privados e 70 bombeiros.
Dois postos médicos, nos setores B e H, terão médicos, enfermeiros e auxiliares à disposição para atendimentos emergenciais. Além disso, todos os setores terão ambulâncias de prontidão, duas das quais são UTIs.