Com duas falhas do goleiro Bruno e em tarde inspirada do atacante Marcelo, que marcou quatro gols, o Flamengo não resistiu ao Madureira neste sábado e foi goleado por 4 a 1 (Renato descontou), no estádio Moça Bonita. A derrota poderia ter custado a desclassificação do time rubro-negro na Taça Guanabara, não fosse o tropeço do rival Botafogo, no jogo contra o Boavista.
Considerando os resultados da última rodada, a equipe da Gávea (com dez pontos) e o tricolor suburbano (com 11), são os dois classificados do Grupo A para as semifinais da Taça Guanabara.
Ambas as equipes aguardam a definição dos adversários, que ocorrerá ainda neste sábado. O Friburguense precisa de uma dilatada goleada sobre o América, que já está garantido, enquanto o Vasco, virtualmente classificado, enfrenta o Fluminense (acompanhe a transmissão ao vivo do UOL Esporte).
Agora, o Flamengo tenta esquecer o vexame e voltar as atenções exclusivamente para sua prioridade no ano, a Copa Libertadores da América. Na quarta-feira, o time estréia em casa na competição contra o Maracaibo-VEN.
O Madureira também precisará parar de pensar no Estadual nesta semana para focar na Copa do Brasil. O primeiro desafio do tricolor suburbano é nesta quarta, no Rio de Janeiro, contra o Figueirense. Para que ocorra uma partida de volta, a equipe carioca precisa evitar a derrota por dois ou mais gols de diferença.
Fogão está fora da Taça Guanabara
No jogo em que mais precisava vencer na Taça Guanabara, o Botafogo sofreu sua primeira derrota no Estadual do Rio. Depois de estar vencendo por duas vezes, a equipe alvinegra levou a virada do Boavista e perdeu por 3 a 2, na tarde deste sábado, em Saquarema. Com o resultado, o time da capital acabou eliminado do primeiro turno da competição.
Com oito pontos na Taça Guanabara, o Botafogo precisava vencer seu jogo, já que na outra partida o Madureira chegava a 11 pontos e o Flamengo permanecia com dez. Derrotado, o time não chegou às semifinais do primeiro turno e só voltará a jogar no Estadual no dia 11 de março, na estréia da Taça Rio, contra o Friburguense. Antes, no dia 1°, os botafoguenses enfrentam o CSA-AL no jogo de volta da Copa do Brasil.
Quarto colocado do Grupo A, com seis pontos, o Boavista terá 20 dias para se preparar melhor para o segundo turno do Estadual do Rio. Eliminado da Taça Guanabara, o time só volta a jogar no dia 10 de março, na estréia da Taça Rio, contra o Volta Redonda, em Saquarema.
O Botafogo deu a impressão de que teria uma vitória fácil. Logo aos 4min o time abriu o placar com o Juninho. Porém, a alegria não durou muito. Dois minutos depois, o time sofreu o gol de empate do Boavista, que ainda teve chance de virar aos 8min.
Com dificuldades contra a defesa adversária, a equipe alvinegra chegou a ser atrapalhada pelo árbitro. Aos 32min, o juiz errou ao anular gol de Zé Roberto, marcando falta do meia. Seis minutos depois, no entanto, o Botafogo voltou a ficar em vantagem, com Dodô.
No segundo tempo, o Botafogo pagou o preço por ter diminuído o ritmo. Em duas falhas do time alvinegro – do goleiro Max e do zagueiro Asprilla -, o Boavista virou a partida, apesar de Cuca ter colocado o time com três meias e três atacantes.