Galo da Madrugada anima multidão no Recife

Marco MichaelGalo da Madrugada reúne um milhão e meio de pessoas

Galo da Madrugada reúne um milhão e meio de pessoas

Galo da Madrugada reúne um milhão e meio de pessoasO calor escaldante não foi problema para os foliões que ocuparam as ruas do centro do Recife para acompanhar o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, neste sábado (17) de carnaval.

Segundo a organização do bloco, mais de 1,5 milhão de pessoas participam da festa, que completa 30 anos. E como não poderia ser diferente, o frevo foi o grande homenageado do desfile. O ritmo centenário esteve presente nos 30 trios elétricos e no palco principal da avenida Guararapes, sob o comando da Spok Frevo Orquestra.

A concentração começou na Praça das Cinco Pontas e em seguida foi se espalhando por mais de 100 ruas no centro do Recife. Para garantir a alegria da multidão, além dos trios elétricos, 11 blocos líricos, grupos de maracatu e caboclinho participaram do desfile.

Este ano, a música tema do bloco, O Galo em Festa, foi composta por Nena Queiroga e André e André Rio. A letra presta homenagem ao centenário do Frevo e ao trigésimo desfile do Galo. E foi ao som da composição que o trio oficial do desfile aportou na avenida Guararapes, trazendo cantor Gustavo Travasso.

Políticos

Além dos milhares de foliões que encheram as ruas do Recife com suas fantasias, o desfile do Galo foi prestigiado por artistas e políticos que acompanharam a festa dos camarotes.

A convite de Eduardo Campos, os governadores Jacques Wagner (PT, Bahia), Aécio Neves (PSDB, Minas Gerais), Sérgio Cabral (PMDB, Rio de Janeiro) e Cássio Cunha Lima (PSDB, Paraíba), além do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, marcaram presença no Recife.

O encontro aconteceu num clima bastante festivo e informal. Ternos e gravatas deram lugar a roupas leves e as formalidades cederam espaço ao contato mais próximo junto aos foliões. A política deu lugar ao carnaval. “É sempre um grande prazer receber o Brasil, representado por estes governadores, e apresentar o mais importante, bonito e tranqüilo carnaval do país”, disse Eduardo Campos.

O governador da Bahia, Jaques Wagner, que foi bastante parabenizado pelos foliões recifenses pela vitória nas últimas eleições, procurou ressaltar a importância cultural do encontro. “Salvador, Rio de Janeiro e Recife fazem os três melhores carnavais do planeta, com características diferenciadas. Estamos aqui para mostrar que essa diversidade é o que faz a força do povo, do trabalhador brasileiro”, ressaltou o petista.

Guinness

Este é o segundo ano consecutivo em que o Galo da Madrugada figura no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior bloco carnavalesco do mundo. Segundo os organizadores, mais de 1,5 milhão de pessoas acompanham o desfile.

Um grupo de espanhóis, por exemplo, enfrentou sete horas de vôo para curtir e conhecer o Galo da Madrugada. “Na Espanha, o que se fala é que o carnaval daqui é maravilhoso, o melhor do mundo”, afirmou o turista Diego Gonzáles logo no começo da folia.

História

O Galo da Madrugada nasceu a partir da união de famílias que viviam no bairro de São José, no Centro do Recife, com a idéia de resgatar o tradicional desfile de fantasias que marcaram os carnavais do início do século passado.

No princípio, o bloco saía nas ruas com apenas dezenas de pessoas. Mas a espontaneidade delas começou a despertar o interesse de quem acompanhava a folia dos mascarados. Tanto que no segundo desfile, mais de 300 pessoas aderiram ao grupo. O número foi crescendo com o passar dos anos até o bloco se tornar o maior do planeta, com mais de 1,5 milhão de adeptos.

A Polícia Militar considerou bastante tranqüilo o desfile e nenhum incidente grave foi registrado. Segundo o chefe do Comando de Policiamento da Capital, o coronel Márcio Costa, foram registrados apenas pequenos furtos e princípios de brigas. “Recebemos algumas queixas de pessoas que sofreram furtos de pertences e algumas confusões geralmente provocadas por pessoas que excederam um pouco na bebida”, destacou.

Para garantir a segurança do desfile, mais de 2,8 mil policiais militares e 300 bombeiros foram deslocados para o centro da cidade. Foram montados 15 pontos de bloqueios, seis pontos de comando e cinco postos de detenção e triagem.

Fonte: pe360graus.com/Globo Nordeste

Veja Mais

Deixe um comentário