Beija-Flor é campeã das escolas do Rio; Estácio e Império são rebaixadas

Agência GloboReis na África, campões do Brasil

Reis na África, campões do Brasil

Beija-Flor de Nilópolis foi a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação apresentou o enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana".

Tricampeã entre 2003 e 2005, a Beija-Flor teve 399,3 pontos dos 400 possíveis — só não levou cinco notas 10, em um total de 40 notas (clique aqui para conferir o resultado da apuração).

A escola abusou da plumagem de faisão em suas fantasias, que foi usado em seu acinzentado natural e com diversas colorações. Bambu, veludo, marfim e búzios também serviram de matéria prima para a Beija-Flor, uma das mais requintadas a passar pela Sapucaí. Predominaram o azul e o branco na avenida –cores oficiais da agremiação. A esses tons acrescentou-se muito dourado.

O enredo da escola de Nilópolis exaltou os traços africanos do Brasil. A exuberância do continente, com seus animais e florestas, foram retratados no primeiro setor da escola. A África "baiana" também teve seu espaço, na homenagem aos terreiros de candomblé.

No fim do desfile, a Beija-Flor fez uma referência ao Rio de Janeiro, principalmente aos bairros da Gamboa e Saúde, que já receberam a denominação de "pequena África".

No quesito celebridade, o destaque foi o ator Edson Celulari, que tocou repique. A escola contou com Neguinho interpretando seu samba-enredo. Ele está na Beija-Flor há 32 anos.

Rebaixadas

A apuração começou às 15h45 na Marquês de Sapucaí (centro do Rio). Estácio de Sá e Império Serrano foram rebaixadas para o Grupo de Acesso, cuja campeã deste ano, a ser conhecida ainda hoje, irá para o Especial.

Conforme o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), neste ano, as duas últimas classificadas do Grupo Especial serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, e a campeã do Grupo de Acesso desfilará pelo Grupo Especial no ano que vem. Portanto, em 2008, o número de escolas no Grupo Especial cairá para 12.

No ano passado, Unidos de Vila Isabel foi a campeã. O enredo foi uma homenagem à América Latina: "Soy loco por ti América – A Vila canta a latinidade". A Grande Rio ficou em segundo lugar com "Amazonas, o Eldorado é aqui" após muita polêmica durante a apuração, já que a escola de Caxias seria a campeã se não tivesse estourado o tempo permitido no regulamento em um minuto.

São Paulo

Com um enredo sobre o sorriso, a Mocidade Alegre tornou-se a campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo deste ano. A escola conquistou 298,5 pontos dos 300 possíveis e obteve apenas quatro notas diferentes de dez. Esta é a sexta vez que a Mocidade Alegre vence o Carnaval de São Paulo. A última vez foi em 2004.

No Grupo de Acesso, a campeã foi a Gaviões da Fiel que, em 2008, entra para o Grupo Especial Esportivo, ao lado da Mancha Verde.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário