A cientista norte-americana Frances Allen, da IBM, entrará para a história como a primeira mulher a receber o prêmio Turing, uma espécie de "Nobel da informática", em seus 40 anos de existência. Ela chegou à IBM em 1957, após completar um mestrado em Matemática na Universidade de Michigan.
Allen, de 75 anos, receberá em junho o prêmio e US$ 100 mil dólares por seus trabalhos para otimizar os programas que traduzem linguagens informáticas entre si, utilizados em campos tão distintos como previsões meteorológicas e a segurança nacional.
"Tive a boa sorte de trabalhar em grandes projetos com bons instrumentos", disse Allen, que, entre outras coisas, projetou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).
Embora tenha se aposentado em 2002, Allen continuou trabalhando em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática. Desde a primeira edição do prêmio, em 1966, o Turing premiou avanços em campos como a inteligência artificial, mas homens sempre levaram.