A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vai realizar o I Concurso Espaço Verde de Maceió, como forma de contribuir para a implantação de um ordenamento paisagístico na cidade.
Os detalhes do concurso serão discutidos numa reunião que será realizada no dia 28, às 9 horas, no gabinete do secretário Ricardo Ramalho.
A preocupação da Sempma é com o déficit de cobertura vegetal atual na cidade. “As árvores desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade de vida e do convívio humano, pois além da função paisagística, regulam o clima, purificam o ar, evitam a erosão do solo, fornecendo abrigo e alimentos aos pássaros e outros animais”, explicou Ricardo Ramalho.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice de arborização urbana ideal é de 12 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante, entretanto Maceió apresenta apenas 3 metros quadrados. O concurso também englobará áreas reservadas para jardins.
Para Ramalho, os jardins são espaços de relaxa-mento, integração, recreação e embelezamento da cidade, tornando-a mais humana, diminuindo a pressão da vida urbana e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e até para a diminuição da violência. “Os confortos térmicos, acústicos e luminosos de uma cidade também são influenciados por seus jardins”, afirmou o secretário.