Músicos alagoanos obtêm bons resultados em evento no Recife

Os artistas, músicos, produtores, lutier e grupos musicais alagoanos que participaram da Feira Música Brasil, em Recife (PE), de 7 a 11 deste mês, conseguiram bons resultados nos contatos que fizeram com empresas, produtoras e gravadoras.

Durante a feira, os músicos Naldinho, Ibys Maceió, Basílio Sé, Sóstenes Lima e a banda Sifrão fizeram uma parceria com a Livraria Cultura, de Pernambuco, que vai permitir a realização de uma semana de Alagoas no auditório da livraria, com shows de artistas alagoanos. A data de realização da semana ainda será definida pelos músicos. Por meio da parceria, a livraria já colocou CDs desses músicos em suas prateleiras e vai disponibilizá-los em seu catálogo on-line.

Além dessa parceria, o músico Naldinho fez contatos com o supermercado Bompreço para que os CDs de músicos alagoanos sejam postos à venda e executados nos supermercados da rede em Maceió. Já a banda Vibrações Rastra fechou um contrato com a empresa Cascata Record para o lançamento de seu DVD.

Os músicos venderam durante a feira cerca de 50 CDs e DVDs. Eles também participaram de várias palestras e cursos. O cantor Sóstenes Lima, por exemplo, participou do curso “Propriedade de Gestão de Direitos Autorais na Música”, no qual foram abordados novos modelos de negócio, como a venda de música pela internet.

Também participaram da feira produtores, como a produtora Fernanda Reznik, que fechou um contrato com a Livraria Travessa, do Rio de Janeiro. A livraria vai disponibilizar em suas prateleiras o DVD do artista alagoano Nelson da Rabeca. Outra produtora que participou do evento foi Kêka Rabelo, que fez contatos com a Associação Brasileira de Música Independente (ABMI), o que poderá permitir a associação de músicos alagoanos à ABMI. O produtor musical de reggae José Régis, por meio de um contato com a gravadora de CDs Sony DADC, passará a ser o seu representante em Alagoas.

Dois grupos alagoanos que confeccionam instrumentos musicais participaram da feira e também conseguiram realizar negócios. O grupo Orquestra de Tambores vendeu um tambor do tipo falante para a cantora Sandra de Sá, enquanto o grupo Bambuzal fez contatos com produtores musicais do Rio de Janeiro e com uma empresa de São Paulo que realiza Festivais de Percussão.

Entre os 15 integrantes da caravana alagoana também estava o lutier Cícero Simão, profissional que confecciona cases e estojos para instrumentos musicais. Ele realizou uma parceria com uma empresa que comercializa gaitas e vai, a partir de agora, ser o fornecedor de cases para esse instrumento.

Os músicos, produtores, lutier e artistas alagoanos também puderam expor seus produtos e realizar negócios no estande montado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), que foi coordenado pelo Fórum Permanente de Música Alagoana (FPMA).

“Foi o resultado mais positivo que tivemos em feiras desse tipo, tanto nos contatos estabelecidos quanto nos resultados práticos”, diz a gestora do Arranjo Produtivo Local Cultura em Jaraguá (APL), Jacqueliny Martins.

De acordo com Jacqueliny, a ida ao evento possibilitou mais integração entre os artistas alagoanos. “Eles se uniram para fazer shows e trabalhos em conjunto, aos domingos, numa casa de show no Jaraguá”, conta a gestora do APL Cultura.

Fonte: Sebrae-AL

Veja Mais

Deixe um comentário