Pescadores neozelandeses podem ter capturado nesta quinta a maior lula gigante já vista. Com mais de dez metros de comprimento e 450 kg o animal foi pego no mar da Antártida ainda com vida e içado a bordo por uma rede de carga de uma embarcação pesqueira, anunciou o ministro neozelandês da Pesca, Jim Anderton.
O grupo pescava merluzas quando a lula colossal, cuja dieta inclui o pequeno peixe, ficou presa na rede. "A tripulação parou de içar a linha durante duas horas, enquanto a lula era conduzida até uma rede de carga e puxada para bordo", acrescentou.
Segundo ele, a lula tem olhos do tamanho de pratos e tentáculos com ganchos afiados como tesouras, além de ventosas do tamanho de pneus. Vivendo em profundidades que podem chegar a 2 mil metros, a lula colossal (Mesonychoteuthis Hamiltoni) é um dos animais mais misteriosos do oceano. Dados mostram que essa espécie é capaz de crescer a até 14 metros de comprimento e ser extremamente agressiva.
Tamanho
Apesar de pertencerem à mesma espécie, as lulas colossais são diferentes das lulas gigantes (Architeuthis species), encontradas na costa neozelandesa. As lulas gigantes podem chegar a 12 metros, mas não são tão pesadas quanto seu parente maior. Especialistas ainda não puderam examinar o ser, mas se as expectativas estiverem corretas, esse é o mais pesado exemplar já encontrado, com 150kg a mais que o anterior. A primeira lula colossal encontrada era uma fêmea jovem com pouco mais de 150 quilos, capturada na costa da Antártida, em 2004.
"A lula estava quase morta ao chegar à superfície, e o cuidadoso trabalho da tripulação foi essencial para colocar esse espécime a bordo em boas condições," afirmou o ministro. Steve O"Shea, especialista em lulas da Universidade de Tecnologia de Auckland, na Nova Zelândia, afirmou que a comunidade científica está muito excitada com a descoberta. "Posso afirmar que ela vai causar interesses fenomenais em todos.
Tentáculos de lula são bastante apreciados como petiscos no mundo todo. "Se fizéssemos "calamari rings" (tentáculos fritos) com essa lula, certamente eles teriam o tamanho de rodas de tratores", disse o especialista. A lula colossal será congelada e levada para o museu nacional Te Papa, na capital da Nova Zelândia, Wellington, para ser usada em estudo científico
Fonte: Agência Estado