Equipes da Vigilância Sanitária de Maceió estarão realizando inspeções nas unidades prisionais do Estado a partir da próxima segunda-feira. A medida atende à solicitação da Promotoria de Execuções Penais, e atingirá os presídios Cyridião Durval, Rubens Quintella, São Leonardo, Santa Luzia, Baldomero Cavalcanti, e o Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy.
O cronograma de ações se estende até o dia 9 de março, com o esforço concentrado das inspetorias de Alimentos, Serviços de Saúde, Ecologia Humana e Exercício Profissional. Os técnicos irão verificar, entre outros aspectos, salubridade das celas, qualidade da água, higienização e acondicionamento dos alimentos, atendimento médico e odontológico.
O primeiro estabelecimento prisional a ser visitado é o de segurança média Professor Cyridião Durval e Silva, no dia 26. A agenda de visitas segue com os presídios Rubens Quintella (28/02), São Leonardo (02/03), Santa Luzia (05/03) e Baldomero Cavalcanti (07/03), encerrando-se com o centro psiquiátrico, no dia 09 de março.
Após as inspeções sanitárias, a Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (Covisa) enviará relatório à 6ª Promotoria de Justiça Especializada Criminal (Execuções Penais) e ao Departamento de Administração Penitenciária (DAP) contendo informações sobre as condições do sistema prisional alagoano.