Um incêndio em um edifício comercial de 11 andares que abrigava duas estações de TV e um jornal em Dacca (capital de Bangladesh) matou ao menos três pessoas e feriu outras cem nesta segunda-feira, informaram equipes de resgate e agências locais.
As causas do incêndio não foram imediatamente conhecidas e estão sendo investigadas.
Helicópteros da Força Aérea, soldados e bombeiros resgataram dezenas de pessoas do prédio em Kawranbazar, distrito comercial no centro da cidade, segundo a rede ATN Bangla TV. Muitas tiveram que aguardar durante horas antes de serem resgatadas.
Alguns andares do prédio ficaram tomados de fumaça nas horas seguintes ao incêndio. Bombeiros utilizaram cordas e escadas para realizar os resgates, segundo testemunhas.
Uma mulher morreu devido aos ferimentos sofridos após saltar o sexto andar do prédio. Um homem que caiu do quarto andar também morreu em decorrência dos ferimentos. As duas vítimas trabalhavam para a empresa siderúrgica estatal de Bangladesh, dona do prédio.
Uma terceira vítima que sofreu queimaduras graves morreu no hospital. De acordo com Asadul Haq, oficial que supervisiona as operações de resgate, ao menos cem pessoas ficaram feridas no incêndio.
Mais de 50 pessoas –entre elas, vários bombeiros– receberam atendimento em hospitais locais. Grande parte delas se feriu ao tentar saltar do edifício para escapar das chamas.
O prédio abriga as sedes de duas redes de TV privadas, a redação de um jornal e vários escritórios comerciais. As duas redes de TV –a NTV e a RTV– fecharam devido a incêndio.
As suas emissoras e o jornal são de propriedade de Mossadek Ali, legislador que foi detido recentemente por acusações de corrupção.