Hoje, às 09h, a Petrobras, em parceria com a ONG Articulação do Semi-Árido Brasileiro, inaugura 367 cisternas que beneficiarão comunidades de 20 municípios alagoanos.
O evento acontece na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Palmeira dos Índios. Em seguida, representantes da ONG e da Petrobras visitarão a comunidade Cafundó, uma das beneficiadas, na zona rural do município.
A ação faz parte do projeto Petrobras Fome Zero através do programa “Um milhão de Cisternas”. Os equipamentos, com capacidade de 16 mil litros, são projetados para atenderem a uma família de cinco pessoas durante um período de 8 meses, tempo médio da seca na região, e são destinadas às comunidades de baixa renda que sofrem com os efeitos da longa estiagem.
As famílias beneficiadas participam de todo o processo de implantação das cisternas. A comunidade participa da mão-de-obra do projeto e recebe informações sobre as técnicas de utilização e manutenção do equipamento, capacitação em gerenciamento de recursos hídricos e noções básicas de cidadania.
A Petrobras realiza o mesmo projeto em todos os estados que fazem parte do semi-árido brasileiro, que abrange a maior parte de todos os estados nordestinos, o norte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo, e apresenta uma concentração dos municípios com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
O programa 1 milhão de cisternas" faz parte do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semi-Árido. Cada cisterna tem custo médio de R$ 1,5 mil e o custo final do projeto é de R$ 1 bilhão.