Os contribuintes que desejarem ter seus nomes incluídos no primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2007, ano-base 2006, devem se apressar para enviar suas declarações. Até as 18 horas desta sexta-feira (2), segundo dados da Receita Federal, foram recebidas 285 mil declarações do Imposto de Renda.
No primeiro lote de restituições do ano passado, pago em junho, foram contempladas restituições a 1,2 milhão de contribuintes. Entretanto, cerca de 913 mil restituições foram pagas aos idosos, com mais de 60 anos, que têm prioridade no recebimento dos valores.
"O volume entregue até o momento representa aumento de 87,5% em relação ao dois primeiros dias do ano passado, quando foram transmitidas 152 mil declarações", informou a Receita Federal. O prazo para entrega do documento começou na quinta-feira (1º) e estende-se até o dia 30 de abril.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, estima que cerca de 23,5 milhões de contribuintes prestem contas em 2007, ante 22 milhões em 2006. A Receita lembra que o sistema para transmissão das declarações pela internet é interrompido, diariamente, para manutenção entre 1h e 5h da madrugada.