Pelo menos 12 mil crianças e adolescentes residentes nos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes estão fora da escola por falta de vagas na rede estadual de ensino, para o ano letivo de 2007. A informação foi transmitida, agora à tarde, pela promotora da Fazenda Pública Estadual, Cecília Carnaúba, que participa de uma reunião com o secretário estadual de Educação, Fábio Farias, na sede do Ministério Público Estadual.
A promotora explica que os números são alarmantes e por esta razão, o Ministério Público está intervindo. "Vamos cobrar do secretário de Educação, aumento das vagas para suprir esta carência. Sabemos, inclusive, que algumas escolas estão ociosas, então a idéia é trabalhar a transferência de alunos e a viabilidade de transporte escolar, já que normalmente eles estudam próximos às residências", disse Carnaúba.
Ela disse ainda que solicitará do Governo o aluguel de prédios e a construção de novas escolas nos bairros mais populosos. Nesta tarde, o secretário esta entregando um documento contendo o número de professores que não estão atuando, para que sejam reintegrados à rede.
"Sabemos que mais de mil professores estaduais estão fora da sala de aula, mesmo pertencendo a Secretaria de Educação. Vamos solicitar os números precisos desses funcionários e depois iniciar cursos de atualização para remanejá-los para a rede", explicou.
Para a promotora, o Estado tem responsabilidade sobre a realização das matrículas. Ela alerta para o compromisso na realização das cerca de 35 mil matrículas, para garantir os recursos do Fundeb.
O secretário Fábio Farias reconhece que a falta de matrículas é um dos aspectos que mais está preocupando, no momento, visto que os recursos do Fundeb são em torno de 30 milhões.